Hell's Paradise Jigokuraku: como o anime utiliza a nudez sem dar fan service


A maior da comunidade de fãs de anime e mangá não teria dificuldade em citar várias séries que possuem um alto teor de fan service. Desde a problemática sexualização de estudantes em "High Rise Invasion" até o aumento gradual do tamanho dos seios da personagem Nami em "One Piece", esse fenômeno, muitas vezes desnecessário, é difícil de evitar. Parece que essa fixação tem sido presente desde os primórdios desse meio.


Quando se trata de nudez em animes e mangás, os artistas caminham em uma linha tênue entre fan service e exploração. No entanto, Yuji Kaku, o mangaká de "Hell's Paradise: Jigokuraku", parece ter dominado essa arte. A série não tem pudores quando se trata de mostrar nudez, a ponto que os fãs se  questionavam se o mangá poderia receber uma adaptação em formato de anime. E estamos vivendo a era que o anime é real. No entanto, é importante ressaltar que todas as cenas que apresentam nudez evitam qualquer conotação sugestiva ou fan service.

Uma nudez não sexualizada

Hell's Paradise: Jigokuraku apresenta um aspecto único em relação à maneira como retrata a nudez em comparação a outros animes ou mangás. Fora do contexto sexual da história, não há nada vulgar nas cenas em que os personagens estão nus. Um exemplo disso é quando Nurugai e Yamada Asaemon Tenza estão se banhando em um rio; havia oportunidades para incluir fan service, no entanto, os personagens demonstram respeito mútuo, e a nudez é retratada de forma natural.


Da mesma forma, quando o grupo estava tomando banho na casa de Houko, os painéis poderiam ter se concentrado em representações vulgares do corpo nu, mas não o fizeram. Gabimaru, Sagiri, Mei e os outros personagens tomaram seus banhos sem a necessidade de fan service. As meninas não foram sexualizadas; houve apenas uma representação natural da nudez em que os personagens simplesmente estavam presentes.

Em Jigokuraku, a nudez dos personagens raramente possui conotação sexual - eles estão apenas sendo retratados como são. Um nú artístico?


Transar é importante no plot de Hell's Paradise Jigokuraku

A técnica danadinha né

Em Hell's Paradise Jigokuraku o sistema de poder é conhecido como Tao. Assim como o Nen em "Hunter x Hunter", ele envolve o uso e a manipulação da energia da força vital de um indivíduo. Essa concepção é baseada na filosofia chinesa do taoísmo, onde dominar o Tao requer compreender o equilíbrio entre o yin e o yang, a força e a fraqueza. 

Na série, os principais antagonistas, conhecidos como Gurus Celestiais (Lord Tensen), utilizam uma técnica chamada Bōchū Jutsu - a Arte dos Quartos de Dormir. Essa técnica treina o Tao por meio da intimidade sexual, sendo uma das práticas de treinamento mais importantes que exige um parceiro com chi oposto.


Consequentemente, há ocasionais cenas no anime e mangá em que a nudez é retratada em um contexto sexual. No entanto, mesmo nessas situações, os personagens nus evitam o fan service, mesmo quando a oportunidade é propícia. Embora os personagens possam ter intimidade entre si, nunca é com a intenção de atrair intencionalmente o público. 

A representação da intimidade sexual não é adicionada na obra com o propósito de agradar os fãs, mas sim para aprofundar o enredo e a compreensão do sistema de poder principal. Embora existam cenas explícitas ao longo da história, elas não estão presentes como fan service - são elementos vitais para o desenvolvimento da trama. Além disso, o Bōchū Jutsu só é bem-sucedido quando ambas as partes cooperam, portanto, todos os exemplos de intimidade sexual são retratados de forma consensual.


"Hell's Paradise: Jigokuraku" teve várias oportunidades de se jogar no fan service como outras obras semelhantes, mas isso nunca ocorreu. Muitos animes e mangás utilizam a sexualização de forma irrelevante e grosseira apenas para atrair o público, mas nesta série, a nudez e até mesmo o sexo são elementos normais e desestigmatizados da trama.

via CBR

Postar um comentário

0 Comentários