Animes dos anos 90 que você talvez conheça e não sabe o nome


Embora a animação, a música, as sequências de ação e as histórias de hoje tenham evoluído para melhor, nada pode superar a nostalgia dos animes dos anos 90. Aqueles foram tempos de “inovação” para o público, já que a comunidade de anime experimentou histórias únicas pela primeira vez. Clássicos atemporais dos anos 90 como Digimon, Dragon Ball Z e até mesmo a série Hunter x Hunter de 1999 estão gravados nos cérebros dos fãs.

No entanto, vários anime espetaculares, porém subestimados, que nunca tiveram a mesma popularidade dos clássicos cult, também se tornaram parte da infância das crianças dos anos 90. O público se apaixonou por esses animes sem dar muita atenção ao nome ou à franquia, mas, com certeza lembra de imagens dos personagens.

 
Vamos conhecer alguns animes que você provavelmente conhece de vista mas não sabe o nome.

Ranma ½ (1989)


Antes de Namorada de Aluguel (Rent-A-Girlfriend) e As Quíntuplas (The Quintessential Quintuplets)  havia Ranma ½. Mesmo que a maior parte dos fãs de hoje não se lembre do nome do anime tão claramente quanto o resto, era a coisa mais próxima de uma boa comédia romântica naquela época. A série de anime ofereceu de tudo, desde comédia até harém confuso e situações de harém reverso.

Um artista marcial de 16 anos que pode se transformar em mulher ao entrar em contato com água fria é arrastado para situações bizarras por causa de seu segredo. Para completar, Ranma é jogado em uma proposta de casamento arranjado com uma garota que odeia homens. Ranma ½ é comédia de ouro e, embora tecnicamente tenha começado em 1989, ganhou impulso na década seguinte e toda criança dos anos 90 pode se lembrar de ter assistido algumas de suas sete temporadas, se não todas.


Ranma ½ é um excelente anime e que surgiu em uma época certa, veio para o Brasil em uma época ainda possível para o humor do anime e, talvez, alguns possam confundir visualmente com Urusei Yatsura (Turma do Barulho) até por serem obras da Rumiko Takahashi.

Record of the Lodoss War (1990)


Record of the Lodoss War
é um daqueles títulos que acabou perdendo tempo de destaque por não ter sido escolhido pelas grandes redes ou plataformas de streaming. Ainda assim, os otakus veteranos  anime podem se lembrar de ter assistido a esta versão do anime por causa de Dungeons & Dragons com seus cenários medievais e personagens hipócritas.

O anime de Record of the Lodoss War conta a história de um bando de bravos desajustados que juram lealdade ao seu objetivo de tirar uma ilha devastada pela guerra das garras de uma entidade maligna. O sucesso da franquia se deve principalmente à grandiosidade do gênero de fantasia explorado na história – algo que era raro nos anos 90 em comparação com o número esmagador de hoje de séries inspiradas em terras de fantasia. No Brasil o anime pode ter sido mais famoso entre os jogadores de D&D por suas semelhanças e, principalmente, por algumas revistas adaptarem o anime para o sistema do RPG de mesa.


Recentemente Record of the Lodoss War teve um metroidvania muito bom protagonizado pela elfa Deedlit com o game Record of Lodoss War-Deedlit in Wonder Labyrinth- (2020) para PC e consoles. Recomendo.

Orphen (1998)


Orphen
pode não ser um dos melhores animes de fantasia que já existiu, mas é algo que a maioria dos fãs deve ter percebido naquela época, ou pelo game que foi um dos primeiros no PlayStation 2. Orphen costumava ser famoso por seu majestoso tema de ação/aventura que consiste em feitiçaria. Tem um enredo divertido e o tipo de anime que você pode assistir para aproveitar os elementos mágicos combinados com intrigas peculiares.

O anime é sobre um menino chamado Orphen, que já foi um feiticeiro negro promissor, mas foi reduzido a se envolver em atividades de empréstimo de dinheiro. No entanto, seus serviços financeiros são interrompidos quando ele é arrastado para um mundo de dragões, monstros e segredos.

The Legend of Zorro (1996)


A coisa mais próxima que a comunidade asiática de anime teve de ter uma figura parecida com o Batman no anime dos anos 90 seria com The Legend of Zorro (Kaiketsu Zorro). Ao contrário dos recursos infinitos do Batman, Diego Vega, de 18 anos, só usou puro talento e uma espada para combater a injustiça em sua cidade. A Lenda do Zorro pode não ter ação exagerada, raios laser e força sobre-humana, mas tinha o que toda criança dos anos 90 queria – um herói realista para admirar.

A série de anime teve uma história incrível com um romance escaldante junto. Este anime subestimado foi baseado no personagem ocidental Zorro, que também inspirou um filme de ação de 2005 estrelado por Antonio Banderas (que futuramente dublaria o Gato de Botas, o Zorro do universo Shrek).


Kyou Kara Ore Wa (1993)


Kyou Kara Ore Wa
é uma obra-prima dos anos 90 que é subestimada criminalmente, e mesmo que os fãs de hoje não se lembrem do nome do anime, uma olhada nele induziria nostalgia. Os temas de amizade, bullying e dificuldades da maioridade explorados em Kyou Kara Ore Wa raramente são vistos nos animes de hoje, exceto em títulos esportivos com elenco exclusivamente masculino.

Kyou Kara Ore Wa segue a história de dois estudantes transferidos que decidem reinventar sua imagem de temíveis delinquentes para ganhar o respeito de seus colegas e alcançar seus objetivos separados. O anime é principalmente reconhecível por seu estilo de arte de inspiração retrô e uma louvável mistura de humor, seriedade e personagens adoráveis.

Neon Genesis Evangelion (1995)


Com várias sequências, filmes, remakes e spinoffs disponíveis hoje, não seria uma surpresa que os fãs se esquecessem de onde se originou este excelente anime mecha. A série de anime de 1995 catapultou tanto o gênero mecha/romance para o estrelato que inspirou vários clássicos cult e remakes modernos. No entanto, a história original começa com Shinji Ikari, que de forma não convencional se torna piloto de um robô de guerra gigante chamado Evangelion.

Agora, ele e os outros pilotos devem trabalhar juntos para proteger a Terra das ameaças do cosmos. É um anime lendário que aborda habilmente vários temas sérios e um ritmo excepcional, mas a saturação inevitável do gênero pode ter feito com que os fãs esquecessem esta obra-prima.

Yu Yu Hakusho (1992)


Antes dos tropos isekai se tornarem uma tendência quente na comunidade de anime, os fãs gostavam de histórias como Yu Yu Hakusho. Mesmo que o público não se lembre exclusivamente do anime, o fandom reconheceria o icônico cabelo estilo Elvis e a roupa verde de Yusuke. Rotulado como delinquente e pária, Yusuke teve sua vida virada de cabeça para baixo quando salvou um menino de um carro e acabou indo de arrasta pra cima.


No entanto, antes de passar para a vida após a morte, ele encontra o filho do Rei do Submundo, que oferece a Yusuke sua vida de volta em troca de passar em alguns testes. Quando ele faz isso, Yusuke ganha vida e recebe o título de “Detetive do Submundo”, mas isso é apenas o começo de sua aventura bizarra. No Brasil, Yu Yu Hakusho foi muito famoso e ainda tem uma certa fama, porém, é nítido que não houve uma renovação de público e, quando tocam no anime, é para uma discussão sobre as versões das dublagens.

Cooking Master Boy (1997)


Embora existam vários animes de culinária que valem a pena para os fãs babarem hoje em dia, na década de 90 o gênero não era bem explorado. Nessas circunstâncias, Cooking Master Boy (Chuuka Ichiban) surgiu como uma virada de jogo com temas mistos de comida, comédia e ação. A única desvantagem desse anime é que não é um shonen. Caso contrário, teria sido um clássico cult.

Cooking Master Boy segue a história de Mao, um menino que busca manter o legado de sua lendária mãe cozinheira e se tornar um chef de classe mundial. Contudo, o seu percurso não é fácil, especialmente num mundo onde cozinhar é considerado um desporto competitivo.

Sakura Card Captors (1998)


Em um mundo onde existem clássicos cult como Sailor Moon, é difícil para qualquer anime de garota mágica fechar a lacuna de popularidade. No entanto, Sakura Card Captors é um clássico anime feminino mágico dos anos 90 que já definiu o gênero pelas sequências de transformação chamativas e brilhantes pelas quais é conhecido. Sakura Card Captors não tinha uma animação espetacular, mas as personagens femininas com estilo chibi conquistaram o coração do público décadas atrás.


Quando Sakura Kinomoto, de 10 anos, acidentalmente libera um conjunto de cartas mágicas, ela deve fazer tudo ao seu alcance para recuperá-las e lutar contra a personalidade designada de cada carta. Hoje, Sakura pode facilmente ser confundida com uma personagem passageira em qualquer anime de garota mágica, mas é definitivamente um anime de garota mágica que hipnotizou os espectadores nos anos 90.

Conhecia só de vista algum desses animes? Já tava começando a esquecer algum, ou mesmo, não conhecia? Deixe seu comentário.

adaptado CBR

Postar um comentário

0 Comentários