Junji Ito, conheça o mestre do horror japonês


Junji Ito (伊藤 潤二), um dos nomes mais famosos entre os mangakás pelo mundo e que, talvez, muitos conheçam o básico: um japonês famoso por desenhar histórias de horrors e que tem, até agora, dois animes não condizentes com o peso de sua obra. Em 2023 ele completa 60 anos e virá pela primeira vez ao Brasil. Vamos aproveitar a data e conhecer um pouco mais sobre Junji Ito.

 

Quem é Junji Ito?

Junji Ito nasceu no dia 31 de julho de 1963 em Sakashita, que agora faz parte de Nakatsugawa Gifu, no Japão. Seu envolvimento com o horror começou desde cedo quando conhecendo o mangá Mummy Teacher, de Kazuo Umezo, uma das suas inspirações pois suas irmãs mais velhas que curtiam as obras dele e de Shinichi Koga.

Ito cresceu no campo em uma cidade pequena próxima a Nagano e, curiosamente, a casa em que ele morava tinha o banheiro no fim de um túnel subterrâneo com grilos-aranhas. Esse detalhe e as experiências vividas na casa e em outros momentos da vida, acabaram refletindo em suas obras.


Desenhando desde os 4 anos mas, quando ficou mais velho, se tornou técnico em prótese dentárias em 1984 e foi conciliando as duas atividades. Em 1987ele inscreveu um de seus trabalhos na Monthly Halloween e ganhou uma menção honrosa no Kazuo Umezo Prize, com o próprio entre os jurados. Um grande momento para o jovem Junji Ito.

Esse trabalho foi escrito e serializado por 13 anos e acabou se tornando Tomie, sua primeira grande obra e uma das mais conhecidas do público pelo mundo. A carreira como mangaká deslanchou, Ito chegou até a colaborar com banda no Japão e, em 2006, casou-se com Ayako Ishiguro (石黒亜矢子), que também é uma artista, e têm dois filhos.


As inspirações de Junji Ito


Entre as inspirações de Junji Ito para criar suas obras, além do citado Kazuo Umezo, estão Hideshi Hino, Shinichi Koga, Yasutaka Tsutsui, Edogawa Ranpo e HP Lovecraft como grandes influências em seu trabalho. 

Ito afirmou que Umezu inspirou sua narrativa e Hino inspirou sua habilidade em criar um clima para um trabalho. Ele também afirmou que admira o trabalho de Guillermo del Toro.

Uma conexão entre o trabalho de Lovecraft e as espirais de Uzumaki foi utilizada antes, bem como um tema comum de horror cósmico. Ito também citou HR Giger, Salvador Dalí e outros como influências em seu trabalho.

As experiências da sua juventude também inspiraram sua sobras como, no caso de Tomie, um colega de classe de Ito faleceu e, ele sem saber disso por um tempo, ficava na expectativa de quando ele retornaria às aulas. Tomie morre, por consequência desaparece e, repentinamente, ela volta para a escola como se nada tivesse acontecido.

Gyo veio do trauma com as histórias de guerra contado por seus pais e o sentimento anti-guerra criado com isso; Balões no Ar em um sonho de infância; Slug Girl ao reparar que os movimentos da sua lingua, de certa forma, lembrava uma lesma; entre outros causos para cada conto.


As obras de Junji Ito


Sem dúvidas um dos autores mais publicados no Brasil, Junji Ito possuí quase todos seus trabalhos por aqui, entretanto, estão divididos em mais de uma editora. Como isso é um pouco confuso para muitos, segue uma relação abaixo para auxiliar:

Título

Volumes

Ano

Editora

Uzumaki

3

2006

Conrad

Fragmentos do Horror

1

2017

Darkside Books

Uzumaki

1

2018

Devir

Tomie

2

2021

Pipoca & Nanquim

Gyo

1

2021

Devir

Frankenstein

1

2021

Pipoca & Nanquim

A Sala de Aula que Derreteu

1

2021

Pipoca & Nanquim

Vênus Invisivel

1

2022

Devir

Sensor

1

2022

Pipoca & Nanquim

Diário dos Gatos: Yon & Mu

1

2022

JBC

Contos de Horror da Mimi

1

2022

Darkside Books

Calafrios

1

2022

Pipoca & Nanquim

As Egocêntricas Maldições de Souichi

1

2022

Pipoca & Nanquim

O Encanamento que Geme

1

2023

Pipoca & Nanquim

Mortos de Amor

1

2023

Pipoca & Nanquim

Morada do Desertor

1

2023

Pipoca & Nanquim

Dismorfos

1

2023

Pipoca & Nanquim

Contos Esmagadores

1

2023

Pipoca & Nanquim

O Beco

1

2023

Pipoca & Nanquim


Até o final de 2023 teremos mais publicações de Junji Ito no Brasil, além de, termos pela primeira vez sua vinda ao país no estande da editora Pipoca & Nanquim em parceria com a CCXP durante a CCXP 2023.

E para você, qual seu conto favorito do Junji Ito? Deixe nos comentários.

Postar um comentário

0 Comentários