Jujutsu Kaisen: como funciona o Jogo do Abate

A terceira temporada de Jujutsu Kaisen é o grande destaque da temporada de inverno de 2026. Focada no arco do Jogo do Abate, a terceira temporada de Jujutsu Kaisen leva os planos de Kenajku para o próximo estágio da evolução da humanidade a um novo patamar. As regras do Jogo do Abate foram brevemente exibidas na tela durante os interlúdios dos episódios 1 e 2 da terceira temporada de JJK, mas são tantas as condições que uma rápida menção pouco contribui para a compreensão do público sobre esse misterioso jogo mortal.


Jogo do Abate não é um arco de torneio padrão como os vistos em outros animes shonen. O Jogo do Abate levará os feiticeiros jujutsu ao limite e os forçarão a matar outros para garantir sua própria sobrevivência. Esse battle royale vem com inúmeras estipulações e tentar decifrar todas pode parecer algo avassalador, mesmo para os fãs de JJK que praticamente estudaram energia amaldiçoada como uma ciência.

Regra 1 do Jogo do Abate: Cada jogador deve se juntar a uma colônia no Jogo do Abate

No Jogo do Abate, os participantes terão apenas 19 dias para escolher sua barreira. Há 10 barreiras possíveis para os jogadores escolherem. A possibilidade de lutar contra outros feiticeiros de diferentes barreiras aumenta a tensão no Jogo do Abate em Jujutsu Kaisen, tornando-os ainda mais brutais e resultando em algumas das lutas mais intensas da série.

Kenjaku avisa os jogadores sobre sua participação nos jogos em 31 de outubro, então os participantes têm até 19 de novembro para escolher sua barreira e declarar oficialmente seu papel no jogo. É um prazo rigoroso que adiciona urgência extra à narrativa do Jogo do Abate, especialmente para aqueles que normalmente não têm nada a ver com a magia jujutsu.

 

Regra 2 do Jogo do Abate: Qualquer jogador que não se juntar a uma colônia terá sua técnica amaldiçoada removida

Os espectadores de Jujutsu Kaisen podem se perguntar o que acontece se todos simplesmente se recusarem a participar dos jogos. No entanto, é impossível evitar a participação após o despertar. Jogadores que não conseguirem se juntar a uma barreira terão suas técnicas amaldiçoadas removidas por meio da Transfiguração Ociosa. O mesmo se aplica a participantes que decidem desistir após o início dos jogos e àqueles que quebrarem qualquer uma das regras.

A remoção de uma técnica amaldiçoada é uma sentença de morte inevitável, pois sua remoção alteraria o cérebro do indivíduo de forma irreparável, como teorizado por Shoko e posteriormente confirmado por Tengen. Jogadores sem uma técnica amaldiçoada não necessariamente morreriam, mas considerando a visão de Kenjaku sobre o valor da vida de uma pessoa, a pena de morte ainda é a conclusão mais lógica para qualquer participante que quebre as regras.
 

Regra 3 do Jogo do Abate: Mesmo os não-feiticeiros nas colônias do Jogo do Abate são considerados participantes

 
Em Jujutsu Kaisen, é sabido que não-feiticeiros sem energia amaldiçoada não conseguem ver espíritos amaldiçoados sem uma Ferramenta Amaldiçoada especial. Isso levanta a questão do que exatamente acontece durante o Jogo do Abate quando um inocente acaba envolvido nessa confusão simplesmente por estar no lugar errado na hora errada, uma vez que a barreira é erguida.

Essa regra se aplica apenas àqueles que entraram na barreira por livre e espontânea vontade, já que civis têm apenas uma chance de sair. Caso contrário, aqueles que entram na barreira por conta própria são considerados participantes e estão sujeitos às mesmas regras que todos os outros. Se alguém entra em uma barreira do Jogo do Abate sem considerar o risco, humanos comuns também são considerados participantes do Jogo do Abate. 
 

Regras 4 e 5 do Jogo do Abate: Os jogadores ganham pontos ao matar, mas o Mestre do Jogo decide quantos pontos cada um ganha

A regra mais óbvia no Jogo do Abate de Jujutsu Kaisen é que a maneira mais garantida de ganhar pontos é matando outro jogador. No entanto, Kenjaku já decidiu que nem todas as vidas dos jogadores valem a mesma quantidade de pontos. Feiticeiros e espíritos amaldiçoados valem 5 pontos cada, mas os não-feiticeiros valem apenas 1 ponto.

Cada jogador é notificado de seus pontos por meio de um shikigami. As regras 4 e 5 do Jogo do Abate adicionam ainda mais caos ao torneio mortal, pois Kenjaku lança feiticeiros recém-despertos na arena e revive feiticeiros poderosos da história do jujutsu para possuírem seus corpos durante os jogos.
 

Regra 6 do Jogo do Abate: Os jogadores podem gastar seus pontos para adicionar novas regras ao Jogo

 
As regras do Jogo do Abate não são totalmente imutáveis, e os jogadores têm a oportunidade de adicionar suas próprias regras nesse battle royale. A única condição é que sejam necessários 100 pontos para isso, o que significa que quanto mais rápido alguém acumular 100 pontos, mais os outros participantes ficarão sujeitos aos seus caprichos.

Essa regra também destaca a filosofia de Kenjaku sobre a feitiçaria jujutsu: ganhar 100 pontos é uma tarefa fácil para os feiticeiros mais fortes, o que significa que eles, em última análise, têm mais poder sobre os jogadores mais fracos e não-feiticeiros. A única cláusula da Regra 6 em Jujutsu Kaisen é que um jogador não pode remover nenhuma outra regra.
 
 

Regra 7 do Jogo do Abate: As regras adicionais ainda estão sujeitas à aprovação de Kenjaku

As novas adições da Regra 6 serão a nova lei vigente, contanto que Kenjaku decida que elas não interferem na continuação do Jogo do Abate em Jujutsu Kaisen. Isso impede que os jogadores se precipitem e encerrem os jogos por conta própria.

Megumi e Yuji participam dos jogos para salvar a irmã de Megumi, Tsumiki, então esta introduziu uma regra que permite gastar 100 pontos e substituir um jogador por outro. Kenjaku também adiciona a regra de que oJogo do Abate só terminarão com a morte de todos os jogadores, exceto Megumi, Geto e Shiori.
 

Regra 8 do Jogo do Abate: Jogadores que não conseguirem pontuar em 19 dias estarão sujeitos à remoção da Técnica Amaldiçoada

Ao ingressar no Jogo do Abate em Jujutsu Kaisen, os jogadores devem participar ativamente. Eles não podem se esconder até o fim do jogo nem permanecer passivos. Kenjaku monitora de perto os pontos e cada jogador, portanto, aqueles que não apresentarem nenhuma alteração em seus pontos em 19 dias estão sujeitos à Remoção da Técnica Amaldiçoada.

Este é mais um exemplo de como as regras se encaixam na visão darwinista de Kenjaku sobre a feitiçaria jujutsu — qualquer jogador que não consiga ficar mais forte ou eliminar os mais fracos simplesmente não tem lugar no Jogo do Abate de Jujutsu Kaisen. Isso reforça o objetivo de Megumi e Yuji de adicionar uma nova regra que permita uma saída segura dos jogos. 

Agora, você está mais preparado para o battle royale de Jujutsu Kaisen?

adaptado CBR

Postar um comentário

0 Comentários