A ordem vai meio que cronológica e do que a cabeça semi idosa lembrar, certo? Bora começar!
Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya
Sim, é impossível não ter como a Geração Manchete aparecer por aqui. Afinal, com a infância sendo nos anos 1990 foi aqui a mais forte porta de entrada para o mundo das animações japonesas no Brasil, e nossas vidas! Ver aquela mistura de lutas tradicionais com armaduras especiais e fazendo horóscopo ter sentido foi muito mágico.
Cavaleiros do Zodíaco nos entregou tanta magia e fascinou que condensar em poucas linhas é difícil. Vermos um grupo de personagens principais tem dedo na magia, somando a quão impactante são as armaduras, em especial, quando conhecemos os Cavaleiros de Ouro e descobrimos se nascemos, ou não, com um signo legal.
Na mitologia grega, Atena, a filha de Zeus, nasceu com armadura completa. Por direito de nascença, a deusa da batalha, ela não acreditava em conquistas e só lutava em guerras defensivas. Suas batalhas com deuses sanguinários e gigantes abalaram a própria terra e pareciam durar para sempre. No campo de batalha, havia um grupo de jovens que sempre cercava e protegia a deusa: os Cavaleiros de Atena! Avançando para a Grécia moderna: dois turistas japoneses ficam chocados ao ver um meteorito do tamanho de um homem cair na terra diante deles. Acontece que é o jovem Seiya. Seiya deve treinar mais duro do que nunca se quiser sobreviver à sua luta com o brutal Cassios! Quem vencer receberá o maior prêmio conhecido pelo homem: a incrivelmente poderosa Armadura de Pégaso!
Yu Yu Hakusho
Por mais que Cavaleiros do Zodíaco (ainda) seja o anime da minha vida, um que me marca muito e sempre me acompanha, e que também foi exibido na Rede Manchete, é as aventuras do fantasma trapalhão: Yu Yu Hakusho. Eu sinto que Yusuke Urameshi é um protagonista fácil demais de amarmos, quando pensamos nas coisas certas e erradas dos anos 1990 no Brasil.
Yusuke é arruaceiro, bad boy e parece estar nem aí para a hora do Brasil. Contudo, nosso querido Yoshihiro Togashi (que kami-sama dê jeito nas costas do homem) nos surpeende logo no primeiro episódio, afinal, pode o protagonista morrer no primeiro episódio? A morte de Yusuke surpreende até mesmo o Mundo Espiritual. Ele ganha uma chance de voltar a vida, é difícil, o universo conspira para ele voltar e é ai que começam as mais divertidas, desafiadoras e jornada de crescimento que o bad boy figurão, pois ele é amável demais, nos conquista com força junto de Kuwabara, Kurama, Hiei, Botan, Sr. Koenma, Mestra Genkai e companhia. Para sempre, Yu Yu Hakusho!
Urameshi Yusuke, 14 anos, é tão problemático e violento quanto os adolescentes da sua era. Ele está constantemente matando aula, causando problemas e se metendo em inúmeras brigas todos os dias. Um dia, no entanto, ele faz o inesperado, sacrificando-se para salvar uma criança. Tal ação, nunca foi esperada, especialmente vindo de alguém tão problemático quanto Urameshi. A vida após a morte não está preparada para Yusuke, pois eles nunca pensaram que ele faria tal sacrifício. Sem ter para onde ir, e morto, Yusuke se torna um fantasma e deve ganhar seu caminho de volta à existência.
Yusuke é "empregado" por Koenma, que está no comando enquanto seu pai e governante da vida após a morte, o Rei Enma, está fora. Sob o comando de Koenma, Yusuke ajuda a parar demônios ameaçadores que ameaçam a vida das pessoas em todos os lugares; seja roubando itens inestimáveis e armas destrutivas, ou causando estragos em humanos em todos os lugares.
Ao longo da jornada de Yusuke, ele geralmente é acompanhado por; seu arqui-rival e valentão local, Kuwabara Kazuma. Ele também é acompanhado por dois demônios chamados Hiei e Kurama, que são ex-presidiários da vida após a morte que conseguiram escapar de Koenma.
Este grupo de aliados improváveis passa a participar e lutar em batalhas que têm resultados que determinam o destino da humanidade!
Guerreiras Mágicas de Rayearth
Por mais que eu também goste muito de Sailor Moon quem ganha a vaga dos mahou shoujo que "enganou" os moleques, porque ninguém sabia sobre essas coisas e só assistias os animes e era feliz, sem reclamar de besteira e falar lacração, é Guerreiras Mágicas que habitam meu coração. Sendo uma pedrada das CLAMP, o SBT trouxe as três garotas que roubaram muitos corações antes das 3 Espiãs Demais existirem.
Um isekai sem a gente saber o que era isekai, vemos Lucy, Marine e Anne (no original Hikaru, Umi e Fuu respectivamente) estão no meio de uma excursão da escola e acabam sendo levadas para outro mundo, Cephiro, pelo mago Clef. Elas são convocados por serem as Guerreiras Mágicas e, claro, elas não se animam e querem voltar para casa. A aventura bem RPG é o que me agradou bastante junto com a química das amigas do destino ao longo da jornada.
Três jovens garotas, Hikaru, Umi e Fuu, são transportadas para um mundo mágico chamado Cephiro durante uma excursão à Torre de Tóquio. Logo, elas são recebidas pelo Mestre Mago Clef, que explica que elas foram convocadas para se tornarem as Lendárias Guerreiras Mágicas e salvar Cephiro. As garotas não estão muito entusiasmadas com essa ideia e só querem voltar para casa. Clef explica ainda que elas devem procurar os três Rune Gods para ajudá-las a lutar. Ele concede armaduras e poderes mágicos a cada uma delas. Elas descobrem com Clef que o Sumo Sacerdote Zagato sequestrou o Pilar de Cephiro, a Princesa Emeraude. O Pilar de Cephiro tem a responsabilidade exclusiva de manter Cephiro viva e em equilíbrio com suas orações. Sem a Princesa Emeraude, Cephiro cairia em ruínas. Hikaru, Umi e Fuu devem lutar contra o capanga de Zagato e encontrar os Rune Gods se quiserem voltar para casa. Eles logo descobrem que amizade e lealdade são as únicas coisas em que podem confiar na decadente Cephiro.
Street Fighter II Victory
As manhãs de sábado no SBT era minha religião, afinal, o Sábado Animado foi meu amigo por anos e, não atoa,, domina a lista. Street Fighter II foi o primeiro game que joguei na vida e me viciou de uma forma surreal, levando em conta que minha idade não era para descobrir esse universo.
Ao ver que tinha um anime foi na hora que fui conquistado com tudo que via. Ryu saindo em jornada, indo para casa do Ken para treinar e a partir das maluquices dos adolescentes, temos uma nova visão da jornada dos World Warriors até chegarmos no combate contra o Bison. Mesmo com Ryu levando 3 anos para soltar um Hadouken, é tudo tão fascinante que, mesmo que tenha seus defeitos, eu ignoro e procuro o easter egg da aparição do Akuma nos episódios. Nunca notou isso, né?
Ryu e Ken Masters são amigos próximos e ambos são artistas marciais. Para se tornarem melhores lutadores e aprenderem novas técnicas, eles viajam pelo mundo e são expostos a muitos estilos de luta diferentes, além de conhecer novas pessoas. Durante sua jornada, eles se veem envolvidos em uma conspiração perpetrada por uma misteriosa organização chamada Shadaloo, ambos agora enfrentam seu desafio final e devem lutar por suas vidas enquanto combatem o maligno M. Bison.
Fly: O Pequeno Guerreiro
É muito engraçado, e curioso, como o RPG foi entrando naturalmente na minha vida sem eu me tocar, afinal, Rayearth e, na mesma época, Fly O Pequeno Guerreiro também era um anime que eu assistia fielmente com Street Fighter. Mal poderia o pequeno Renan imaginar que era um anime da aclamada série Dragon Quest! O anime do SBT foi Dragon Quest: Dai no Daibouken!
Aventuras com um dedo no medieval sempre me fascinaram e em Fly (Dragon Quest) me conquistou pelo protagonista em idade infantil bater de frente com grandes desafios e obstáculos com um mentor lhe ensinando altas técnicas incríveis.
Após a derrota do lorde demônio Hadlar, todos os monstros foram libertados de sua vontade maligna e se mudaram para a ilha de Delmurin para viver em paz. Dai é o único humano que vive na ilha. Tendo sido criado pelo gentil monstro Brass, o sonho de Dai é crescer e se tornar um herói. Ele se torna um quando Hadlar é ressuscitado e o herói anterior, Avan, vem treinar Dai para ajudar na batalha. Mas Hadlar, anunciando que agora trabalha para um lorde demônio ainda mais poderoso, vem matar Avan. Para salvar seus alunos, Avan usa um feitiço de auto-sacrifício para atacar, mas é incapaz de derrotar Hadlar. Quando parece que Dai e o outro aluno de Avan, Pop, estão condenados, uma marca aparece na testa de Dai e ele de repente ganha superpoderes e é capaz de se defender de Hadlar. Os dois alunos então partem em uma jornada para vingar Avan e trazer a paz de volta ao mundo.
Dragon Ball
Um anime que muitos que se dizem fãs de Dragon Ball não conhecem: Dragon Ball. Muitos conhecem a partir do Dragon Ball Z e seguem adiante. Uma pena, afinal, acabam perdendo uma jóia muito boa, muito divertida e com a alma de Akira Toriyama.
A aventura nos mostra o Goku, ainda criança e totalmente inocente e sem ideia de como é o mundo, conhecendo Bulma e, a partir desse momento, uma jornada para encontrar as Esferas do Dragão se inicia e diversos desafios surgem pelo caminho, fazendo com que Goku queira sempre encontrar alguém mais forte e treinar com Mestre Kame.
Son Goku é um jovem garoto que vive na floresta sozinho — até que uma garota chamada Bulma o encontra em sua busca por um conjunto de objetos mágicos chamados "Dragon Balls". Como os artefatos são ditos para conceder um desejo a quem coletar todos as sete, Bulma espera reuni-los e desejar um namorado perfeito. Goku está de posse de uma Dragon Ball, mas infelizmente para Bulma, ele se recusa a se separar dela, então ela faz um acordo com ele: ele pode acompanhá-la em sua jornada se ele a deixar pegar emprestado o poder da Dragon Ball. Com isso, os dois partem na jornada de uma vida.
Eles não vão sozinhos. No caminho, eles encontram o velho Mestre Kame e o aspirante a discípulo Kuririn, com quem Goku treina para se tornar um artista marcial mais forte para o próximo Torneio Mundial de Artes Marciais. No entanto, nem tudo é diversão e jogos; a habilidade de fazer qualquer desejo se tornar realidade é poderosa, e há outros que fariam muito pior do que apenas desejar um namorado. Para impedir aqueles que tentam abusar do poder lendário, eles treinam para se tornarem lutadores mais fortes, usando sua força recém-descoberta para ajudar as pessoas ao redor deles ao longo do caminho.
Feliz dia das crianças.
0 Comentários