Como foi a Brasil Game Show 2024

Edição comemorativa dos 15 anos da Brasil Game Show comemora de forma discreta, mesmo com novidades.


A Brasil Game Show comemorou sua edição de 15 anos nesse ano de 2024 e, para comemorar, tivemos algumas presenças novas, como da Ikumi Nakamura, e, da figura que se tornou um embaixador do evento após entender e abraçar o carinho do público com a forma dúbia do seu nome por aqui, o grande Shota Nakama. Vamos conferir como foi a edição desse ano.


As novidades de 2024

Para comemorar os 15 anos da Brasil Game Show o evento trouxe alguns nomes novos para o público conhecer junto com o retorno de alguns queridos nossos. Entre as novidades tivemos a game designer Ikumi Nakamura que, mesmo tendo trabalhado em grandes games como The Evil Within e The Evil Within 2, diretora criativa em Ghostwire: Tokyo e contribuiu com artes em Okami e Bayonetta. Ela ficou conhecida ao se tornar meme por 15 segundos na finada E3 de 2019.

Ela ainda não sabe...

Além dela tivemos o anúncio de Roger Clark, o responsável por dar voz a um dos personagens mais amados dos games atuais e, game que tá sempre reaparecendo para comparações gráficas erradas, enaltecer a gameplay (que é boa mas não demonstram nada além de print) e que nos fez querer ter uma vida na roça do velho oeste norte americano: Arthur Morgan de Red Dead Redemption 2.

Apesar de serem grandes nomes, poderíamos ter algo a mais e, se olharmos nas presenças do evento houve uma chance desperdiçada. Ronaldo Fenômeno esteve presente com um estande com seu time, seria algo muito inesperado um meet & greet com ele. Shota Nakama foi o nome de segurança e, com ele, o retorno da Sonic Symphony para reforçar o ano do Shadow.


Atrações


Comparado com a Brasil Game Show 2023, esse ano, parece até uma repetição do que descrevi para vocês no ano passado. Algumas marcas retornaram com espaço mais discreto, outras, se ausentaram da maior feira de games da América Latina. Por outro lado foi a festa para os fãs de Genshin Impact. O estande do game da MyYoHo esteve lotado em todos os momentos até o fechamento de cada dia, sucesso total o espaço com diversos brindes para seus visitantes.

Os Meet & Greet, que acabavam sendo um dos pontos mais fortes para conhecermos nomes importantes da indústria, ou que marcaram nossa vida gamer, teve um nerf pelo segundo ano seguido. Os nomes de destaques, além dos citados acima, ainda contou com reforço de Ned Luke e Shawn Fonteno, atores que dão vida a Michael de Santa e Franklin respectivamente em GTA V. É o terceiro ano dos protagonistas de GTA V entre nós e, depois da primeira vindo ter sido bem caótica, eles entenderam nosso público e aprenderam a amar a vinda para a BGS do que ser apenas um mero contrato a cumprir.

Esses encontros de peso acabaram concentrados mais para o final de semana, o que acabou deixando menos quisto a quinta e sexta-feira do evento. Quarta-feira? Para quem comprou VIP para poder aproveitar também o dia da imprensa, deve ter ficado triste caso não tenha ido por causa do Genshin Impact.

Essa edição contou mais uma vez com diversos influenciadores poucos conhecidos, muitos nichados e alguns em ascensão. A oportunidade para eles é algo legal de ver, afinal, todos precisamos ter por onde iniciar. Contudo, as últimas edições focando em nichos de e-sports tem apontado que esse comportamento tem cansado o público.


Por outro lado, praticamente todas as lojinhas do ano passado estão de volta e elas foram boas, dão opções interessantes para comprar alguma lembrança. Jogos? Faz tempo que o evento se distância dessa parte do lado Game do evento e, com sorte, você encontra alguns jogos usados a venda de algumas lojinhas. Gachapon roubaram a cena mais uma vez!


Vale a pena?


A Brasil Game Show sempre vale a pena para quem nunca foi, fuja do domingo se for possível, pois esses eventos são especiais e despertam uma magia em nós. Eu, e pelo que apurei por lá, outros membros da mídia do meu porte ou similar, via que a chegada da gamescom latam poderia mexer com a organização da BGS para ela sair um pouco do automático.

Para 2025 eu acredito que haverão de fato algumas mudanças na Brasil Game Show. Não ter as grandes presente, impacta e parece que aos poucos vai impactando tanto no nosso bolso enquanto visitante, quanto em alguns detalhes para quem cobre o evento com credenciamento. Da parte profissional, espero que reduza a turma que parece que vai pra ficar num dia de spa a base de energético.


Do lado do público, como alguém que ama o evento e espera melhoras, eu espero que a organização consiga fazer boas movimentações para o ano que vem, consiga deixar a semana toda forte novamente e, consiga algum realizar alguma movimentação forte e boa para todos os lados.

A Brasil Game Show 2024 foi realizada no Expo Center Norte entre os dias 9 à 13 de outubro.

Postar um comentário

0 Comentários