Attack on Titan: sonhos e mistérios carregam a primeira temporada | Review


Um dos primeiros textos desse site eu relatava sobre a experiência de ter começado a assistir Attack on Titan. Sim, eu demorei quase 10 anos para ver esse mistério da humanidade, afinal, na época que me deram os episódios para assistir eu preferir Hajime no Ippo. Agora que eu terminei a temporada, e já embalei a segunda, antes de completar a segunda parte vamos falar sobre o inicio desse grande mistério.

O que é Attack on Titan?


Séculos atrás, a humanidade foi massacrada quase à extinção por monstruosas criaturas humanóides chamadas Titãs, forçando os humanos a se esconderem de medo atrás de enormes paredes concêntricas. O que torna esses gigantes verdadeiramente assustadores é que seu gosto por carne humana não nasce da fome, mas do que parece ser do prazer. Para garantir sua sobrevivência, os remanescentes da humanidade começaram a viver dentro de barreiras defensivas, resultando em cem anos sem um único encontro de titãs. No entanto, essa calma frágil logo é quebrada quando um Titã colossal consegue romper a parede externa supostamente inexpugnável, reacendendo a luta pela sobrevivência contra as abominações devoradoras de homens.


Depois de testemunhar uma terrível perda pessoal nas mãos das criaturas invasoras, Eren Yeager dedica sua vida à sua erradicação, alistando-se no Survey Corps, uma unidade militar de elite que combate os impiedosos humanoides fora da proteção das paredes. Eren, sua irmã adotiva Mikasa Ackerman e seu amigo de infância Armin Arlert se juntam à guerra brutal contra os Titãs e correm para descobrir uma maneira de derrotá-los antes que as últimas paredes sejam quebradas.

Antes de começarmos, uma música para embalar:

Sim, vadios. Simone Simons otome cantando o tema de abertura do anime com o Epica

Um anime sobre sonhos e viagens

Por mais que Attack on Titan nos dê um cenário apocalíptico e sem esperanças, ao conhecermos o trio de protagonistas vemos e viagens em suas ideias e sonhos. O que existe do lado de fora das muralhas? Viver entre os Distritos que existem entre as três muralhas geram vidas diferentes, como se separasse, literalmente, a classe rica, média e os pobres.

Eren e Armin sonham com o mundo lá fora, afinal, o que será que os aguarda quando cruzarem essa barreira? Será que um dia a humanidade ficará em paz e poderá viver para além dessas barreiras de "concreto"? 

Uma das músicas mais marcantes de Attack on Titan que não são tocadas por Linked Horizon

A música tema da Mikasa é a resposta, esse mundo é cruel mas é muito bonito.


O inimigo está entre nós


Mas quando esse mundo tão bonito nos mostra, ou melhor, nos lembra que ele é muito cruel, Attack on Titan consegue de forma muito boa nos prender na tensão e curiosidade do que vem a seguir. Especialmente quando existe ataque de Titãs nas muralhas e vamos acompanhar por um longo período de tempo a Batalha de Trost.

O miolo da temporada trazendo a guerra inicial contra os Titãs nos revela uma possível arma que pode mudar o jogo a favor da humanidade: Eren é um titã! Isso acontece quanto o Titã Colossal rompe a muralha e um novo ataque é realizado no Distrito de Trost.

O mistério dos titãs

Quando você tem menos de 1,70m de altura e ela é maior que você...

Quanto mais os dias e os episódios se passam, o mistério só aumenta enquanto temos poucas respostas. É quase como se fossemos uma das pessoas assistindo ao julgamento do Eren de, se ele poderia ajudar a humanidade com o seu poder. A mula (Eren Yeager) deseja acabar com todos os Titãs, será que consegue? Ele é muito fraco quando vemos outros titãs que parecem ser algum humano transformado.

E isso nos leva a outro arco e mistério de titãs: a Titã Fêmea! Ao realizar uma expedição para além das Muralhas, a Tropa de Reconhecimento acaba sendo atacada de forma inesperada e, com esse ataque, descobrirmos uma nova Titã que age de forma diferente. Ela luta bem, ela sabe sobre proteger sua nuca para não ir de base.

Quando descobrimos quem ela é e, ao parecer que poderíamos ter alguma resposta, a temporada terminar nos revelando algo surpreendente sobre as Muralhas...


Vale a pena assistir?


Por mais que eu tenha ficado frustrado com o fim da primeira temporada de Attack on Titan, vale a pena iniciar essa aventura. O meu problema foi que eu esperava ter alguma respostas ao final dela, contudo, ela me deu novos questionamentos e, agora que eu comecei a segunda temporada, começam a ser respondidas algumas questões.

Muitos fãs reclamam de diversas coisas com a evolução da história, entretanto, os eventos da primeira e segunda temporada são muito bons para nos prender a atenção e querer mais, querer saber o que vem aí e, também, querer ver mais ação dos personagens apelões como Mikasa e Levi.

Em breve o review da segunda temporada.

Postar um comentário

0 Comentários