Chainsaw Man: anime ensina a como usar conteúdo pesado para Game of Thrones


Quando obras da ficção utilizam e abusam de elementos mais fortes como violência, cenas mais realistas, gore, nudez e sexo, o que faz com que uma acabe se tornando boa, ou mesmo, acabe sendo vista apenas como apelativa, é como o autor faz uso desses elementos. Como não existem guias ou limites de como cenas violentas devam ser dirigidas ou criadas, Game of Thrones e Chainsaw Man possuem esse lado em comum e com o anime dando algumas aulas para o live action? Vamos analisar como ambas conseguem ser controversa.

A violência de Game of Thrones

Por mais que o fã de Game of Thrones acabe sendo moldado para a realidade pesada da série logo ao longo da primeira temporada, e aceite e abrace esses diversos momentos pesados de violência e sexo, às vezes, ambos juntos, existe uma parcela que considera que a série perde a mão em alguns momentos. Mesmo que isso seja o elemento que torne cenário fictício "mais realista".


O ponto em que a discussão chega, e tem sua parte da razão, é que em alguns determinados momentos a violência e coito acabam sendo conteúdos pesados utilizados de forma puramente gratuitas. Enquanto temos a exemplo um belo de um Casamento Vermelho, por outro lado, cenas que não teriam o impacto que o famoso casório teve, tentam emular algo similar mas que não contribuem para a narrativa.

Quando citamos para comparar o conteúdo pesado entre Chainsaw Man e Game of Thrones é por também, a obra de Tatsuki Kishimoto utilizar muito do gore e um pouco do conteúdo sexual de forma bem explorada para uma classificação para maiores.


Chainsaw Man não exagera no conteúdo pesado


Se compararmos outros shonens, Chainsaw Man tem um conteúdo mais pesado e com uso de gore, violência visual e referências sexuais de forma a contribuir para o andamento da obra, Peguemos a exemplo, logo de cara, o desejo do Denji por apertar peitos e o quanto de sangue ele derruba até conseguir realizar o seu primeiro fom-fom.

Chainsaw Man e Game of Thrones se assemelham muito no quanto que utilizam do conteúdo pesado, contudo, o anime acaba tendo um peso menor nos temas político, perto de como eles atuam e movem a trama em GOT. E não, apenas repetir igual papagaio que Chainsaw Man é uma crítica ao capitalismo não altera nada, afinal, tem críticas escancaradas ali para outras coisas e que ignoram... Mas voltando ao foco.


Vemos em Chainsaw Man como o menino Denji tomou gosto em torturar o demônio da eternidade até fazê-lo pedir pelo arrasta pra cima ao longo de vários dias, depois tivemos o momento em que ele quase perdeu sua virgindade com a Himeno no barraco dela. Ou seja, Denji é movido principalmente pela luxúria e arriscou sua vida apenas para tocar os peitos falso da Power e ele fará qualquer coisa que a sonsa da Makima peça, afinal, ela lhe dá atenção como uma mulher forte e atraente e desperta desejos nele.

Ou seja, Chainsaw Man conhece os seus limites e utiliza o conteúdo pesado a seu favor e sem perder a linha. Isso reforça como Denji acaba sendo mais um anti-herói movido totalmente pelos hormônios da adolescência e busca realizar desejos sexuais, com isso, as cenas que vemos no anime e manga acabam sendo um desfecho natural e não um mero fan service como se fosse um anime focado em ecchi.


Chainsaw Man e GOT são moralmente parecidos


Outro ponto em que as obras convergem e podemos também questionar como cada uma utilizou o conteúdo pesado relacionado a morte dos personagens na obra. Em ambas iremos concordar e admitir, chocam, são pesadas e, geralmente, seguidas de episódios que nos fizeram criar certo apego ao personagem que acaba fazendo o Wakanda Forever na horizontal. A maior diferença fica em Game of Thrones, a violência mais explicita está contra humanos e, em Chainsaw Man, são realizadas contra os demônios.

Quando um personagem morre em Chainsaw Man a sua perda acaba sendo maior, em impacto e repercussão na história, devido o elenco mais enxuto. Óbvio que em Game of Thrones as mortes são sentidas, porém, como a série funciona mais em núcleos devido as diversas casas, a história não é "linear" e, a alternância e mudança de foco para contar a história, "suaviza" a perda mas seu impacto se mantém na narrativa mantendo o sentimento de uma partida de xadrez.

Ao final da primeira parte de Chainsaw Man teremos uma morte que, da forma que ela ocorre, impactará diretamente Denji e a divisão especial de segurança pública. Makima assassina Power na frente de Denji!

O conteúdo pesado de Chainsaw Man deixa uma esperança no ar


Nesse ponto a coisa se torna um pouco mais subjetiva e vai do olhar de cada um, porém, o conteúdo pesado de Chainsaw Man possuí "certa vantagem" em ser para maiores ao compararmos com Game of Thrones: as mortes possuem um certo tom otimista.

Não importa se foram assassinatos brutais ou violência de personagens no estilo GOT, Chainsaw Man é shonen, assim como seus concorrentes Demon Slayer e My Hero Academia, e tem muito em comum com eles. Alguns fãs podem preferir uma série verdadeiramente sombria como GOT, onde as coisas simplesmente acontecem, independentemente do bem ou do mal, mas uma grande porcentagem de consumidores precisa de uma história com um tom otimista e uma mensagem de esperança.

Para alguns, Chainsaw Man até desconstrói o shonen, porém, ao final do dia ainda é uma obra shonen assim como Demon Slayer por exemplo.


As muitas cenas de violência, morte e miséria de Chainsaw Man não mancham ou subvertem o espírito shonen de esperança, coragem e otimismo. Em vez disso, esses elementos sombrios fazem com que os brilhantes elementos shonen possam brilhar ainda mais e, quando algo de bom acontece em Chainsaw Man depois de todo esse conteúdo pesado e brutal, faz parecer realmente merecido.

Qualquer anime ou série live action pode dizer a seus fãs para acreditar e ter fé no bem, mas a mensagem parece muito mais real quando os heróis passam por dificuldades incríveis, mas nunca desistem dessa mensagem. Essa mensagem é amplamente perdida no barulho da política e do "realismo" em Game of Thrones, mas é alta e clara em Chainsaw Man - e a maioria dos consumidores de mídia precisam disso, sendo fãs de Game of Thrones ou não.

Chainsaw Man vai ao ar toda terça-feira na Crunchyroll com seu último episódio indo ao ar no dia 27 de dezembro.

adaptado CBR

Postar um comentário

0 Comentários