Review: Cross Blitz

 
Quando card game se encontra com o RPG e o roguelike, temos uma infinita possibilidade de combinações de ideias para games, contudo, a mais básica pode passar despercebida. Cross Blitz reúne tudo isso para nos entregar um cardgame diferenciado que, parece simples de início mas fará você pensar bastante conforme avança no game. Vamos conferir nessa análise.
 
 

Cross Blitz

Cross Blitz apresenta um elenco memorável de cinco protagonistas para os jogadores guiarem através de uma variedade de tramas cheias de aventuras, onde nossos heróis enfrentam uma infinidade de provações e tribulações. Com mais de 30 horas de gameplay repleto de ação, Cross Blitz oferece um mundo expansivo cheio de locações curiosos, muitos segredos e momentos surpreendentemente comoventes.
 

Blitz com RPG de cartas

 
Talvez poucos jogos desse ano fazem jus ao seu nome, afinal, cruzar estilos de jogos para entregar uma blitz de gameplay pode parecer simples, contudo, pode fazer com que muitos tropecem ao tentar executar a formula.
 
Ao escolhermos um personagem teremos um deck baseado em sua personalidade e estilo como deck inicial e, conforme vamos avançando, vencendo duelos, ganhando pontos de experiência e subimos de nível, teremos pontos para gastar na árvore de habilidades de Cross Blitz e melhoria nos atributos. Afinal, eu te avisei que era um RPG. 
 




  
A "árvore de habilidade" de Cross Blitz é interessante por mostrar de uma forma bem clara, como essa característica afeta na jogabilidade. Cada personagem tem alguns caminhos para escolher e, cada um, rende tipos diferentes de novos baralhos para utilizar nos combates. Obviamente podemos misturar a evolução e também criar um deck novo a nosso gosto.
 

Combate rápido mas estratégico

 
Após montar o deck é hora de ir para a ação pelos mapinhas dignos de RPG Táticos. Além das cartas também teremos as relíquias mas, como cada personagem possuí as suas, fica para você conectar ao deck e entender como ela ajudará.
 
O combate no game é bem simples de ser feito. O tabuleiro é um duelo de oito vs oito distribuídos em quatro cartas em cima e quatro cartas embaixo e a ordem onde elas ficam influenciam as ações. Uma carta na linha de frente, toma dano primeiro. Por consequência, a que está atrás, toma dano depois e a mesma coisa na hora do ataque.
 
 
Começamos com um de energia e, a cada turno, ganhamos mais um ponto. Aqui vou para a liberdade poética de utilizar a semelhança com o card game que falamos por aqui, o Hearthstone (sim, ainda vai ser texto da atual temporada, eu estou atrapalhado com as trapalhadas que o serviço me dá). Cada carta de Cross Blitz tem suas informações básicas na parte de cima sendo o número da esquerda seu ataque, o da direita o de vida e, no meio, seu custo para entrar em jogo.
 
Quando houver algum efeito extra na carta, o mesmo estará descrito no corpo dela abaixo da ilustração. Basicamente, se você já jogou outros cardgames e, talvez com mais força Hearthstone e Legends of Runeterra, os conceitos básicos do Cross Blitz serão muito tranquilos para você e até mesmo para iniciantes. E agora o ataque, só faltou esse singelo detalhe. 
 
 
Repare na imagem acima como estou pronto para obliterar mesmo sem existir, ou não, um Exódia no meu deck. A ordem do game é posicionar carta e se ela não tiver algo que a permita atacar no mesmo turno, ela atacará no próximo se não for destruída. A posição importa, lembre-se disso.
 
Quando for sua vez de atacar a carta direcionará o ataque em linha reta pra direção acima dela. Caso não haja algum efeito que mude isso, será assim basicamente. Se houver uma carta defendendo no lado inimigo, temos o básico de ataque vs vida duelando e o mais forte fica inteiro. Se não houver nada no caminho, dano direto e diminuição de HP. Vence quem zerar os pontos de vida rival, nada de novo por aqui, não é mesmo? 
 
 

Vale a pena jogar Cross Blitz?

 
Cross Blitz foi uma surpresa boa desse ano e, eu só lamento nesse fim de ano a minha vida estar tão zoada no tempo para fazer os reviews, e acumular games novamente, que acabei pegando no jogo depois do lançamento mesmo tendo acesso antecipado. Vai vendo como que tá ruim mas não deixo a coisa desandar, pode demorar mas não vai falhar o compromisso com todos vocês nessa cadeia de produção.
 
O game tem visual bonito, ideias boas, combina elementos inesperados, entrega muitas horas de jogatina e ainda um modo extra roguelite para testar o limite da nossa sanidade. A Arcade Crew tá de parabéns aqui e, principalmente, por ter uma personagem com o deck sendo a nossa cara: Violet. Quem acompanha sabe, sempre que possível é fé nas malucas e, a nossa maluca violeta ainda entrega com música. Meu deck favorito, fácil!
 
Cross Blitz está disponível na Steam, boa jogatina! 

Postar um comentário

0 Comentários