Review: Two Point Museum e o caos e alegria de administrar seu centro histórico

 
Chegamos a 2025 e, mais uma vez, a Sega nos presenteia com mais uma pedrada da divertida nova saga de gerenciamento da série Two Point. Agora, após administrarmos um hospital e uma universidade, é dado o momento de tomarmos conta de um museu! Loucura? Certeza e, mais do que o conhecido humor que a série traz e encanta, temos algumas novidades no gameplay para dar um novo respiro em Two Point Museum, confira a análise!
 
 

O que é Two Point Museum? 

Como curador novato, você tem a tarefa de desenhar e refinar os teus museus para criar a experiência mais cativante para os visitantes. Coordena especialistas em expedições distantes para descobrir novas exposições, gerando entusiasmo para atrair legiões de visitantes ávidos de conhecimento que esperam info entretenimento de topo. Entretanto, terás de manter as exposições seguras, as salas limpas, o pessoal satisfeito… e as crianças afastadas dos ossos de dinossauros.
 

Cuidando do seu museu

 
Para quem já jogou os games anteriores, Two Point Hospital e Two Point Campus, já sabe o que te espera para gerir o novo negócio na região com os museus. 

Caso seja sua primeira vez, não fique nervoso, relaxa e vamos começar.  Teremos de administrar diferentes tipos de museus, porém, com dinâmicas similares. Cuidaremos das áreas principais para o bom funcionamento dele envolvendo: peças, funcionários, manutenção, limpeza, satisfação dos visitantes e, a novidade, as expedições.

Funcionários se dividem em algumas categorias como zeladores, especialistas e administrativos por exemplo. Especialistas ajudam com as expedições e informações; já o pessoal administrativo cuida do funcionamento de bilheterias e lojas e, os zeladores, cuidam da limpeza e manutenção geral. 

Com o quadro completo pata iniciar os trabalhos, e podendo e devendo ampliar depois, é hora de colocar as peças em exibição.  Iniciamos com pouca coisa e uma variedade de decorações, que ajudam a valorizar as obras principais, para espalhar pelo museu. Para obtermos variedades ou completar peças incompletas, vemos a expedição entrar em campo. 

Expedições

 
As expedições são responsáveis por ajudar a tornar o nosso museu mais atraente para os visitantes.  É a grande novidade na gameplay de Two Point Museum e a muito bem-vinda.  Simples, direta e muito funcional.  Em Two Point Campus, que praticamente segue todo gameplay de Two Point Hospital em uma skin universitária, eu já mencionava que, aos poucos ou, um pouco mais forte, a série precisaria se renovar para não parecer sempre o mesmo jogo mas com tema diferente.

É similar a série Total War, também da Sega, manter o core que funciona e implementar pequenas mudanças que tire a sensação de mesmo jogo.

A expedição é responsável por ajudar em novas descobertas para expormos no museu. Por meio dela enviamos uma equipe com um ou mais especialistas e, dependendo, algum funcionário de outros cargos para ajudar em áreas mais perigosas ou com eventos sazonais. Sim, o tempo ainda está presente no game para te fazer ficar esperto com o balanço patrimonial e demonstração de resultados de cada mês de funcionamento do museu. Sempre importante fechar no verde.

Expedições realizadas retornam com itens para o museu e experiência para os funcionários subirem de nível e aprenderem outras especialidades para ajudar nas expedições e museu.

Museu é sucesso?

Uma característica da série Two Point é o medidor de satisfação. Aqui ele se chama Burburinho e, quanto maior o burburinho entre o público, maior o sucesso e lucro do museu.

Existem duas formas de fazer Burburinho.  Para o público adulto devemos, além da decoração valorizando as peças expostas, colocar placas informativas. São elas que distraem e informam eles.
 


Já com as crianças entra em ação o display interativo. Resumindo, peças ou brinquedos gigantes que atraem a atenção da molecadinha enquanto aprendemos brincando.  Até eu prefiro o dinossauro gigante do que a placa com mucho texto.
 

Vale a pena jogar Two Point Museum?

 
Deixando de lado meu lado fã dessa série que sim, me encantou desde a montagem do meu primeiro hospital e show de humor duvidoso e peculiar, principalmente isso, Two Point Museum é um jogo de gerenciamento muito agradável e que o desafio fica na nossa ganância e peculiaridades da localização do museu.

É um game divertido, simples de aprender e com bom desafio para se tornar cada vez melhor na administração do entretenimento e gerar caixa.

Two Point Museum vale muito a pena e é especialmente recomendado para quem quer um jogo divertido, quer gerenciamento que não seja guerras, cidades ou população evoluindo através das eras. O game será ótimo para você, desde que curta o gênero.  Talvez você passe a amar se for se aventurar pela primeira vez.

Two Point Museum está disponível para PC e consoles. A versão testada no review foi de PC. 

Postar um comentário

0 Comentários