Uzumaki: entenda o final do primeiro episódio


Após vários anos de espera e desenvolvimento, os fãs agora finalmente podem assistir à adaptação em anime do Adult Swim do aclamado mangá de terror de Junji Ito, Uzumaki. Focado assustadoramente em espirais e nos muitos horrores que derivam delas, o show até agora é um exemplo incrível de como dar vida a uma obra tão amada na telinha. Claro, os horrores só começaram para a cidade de Kuruzo-cho.


O primeiro episódio do anime "amaldiçoado" Uzumaki já está preparando o cenário para os momentos mais assustadores do mangá. Muitas das imagens vistas no episódio estabelecem a natureza surreal da série, e certamente fará os fãs sorrirem tanto quanto os aterroriza. Infelizmente para os cidadãos de Kuruzo-cho, há um sinal de fumaça literal para o mal da espiral.

Resumo do episódio 1 de Uzumaki


O primeiro episódio da adaptação de anime de Uzumaki reconta os primeiros pedaços do mangá de Junji Ito. As coisas inicialmente parecem normais na pequena cidade de Kuruzo-cho, mas rapidamente pioram. Devido a um símbolo misterioso, os eventos de Uzumaki mostram a pequena cidade sair do controle. Os protagonistas são Kirie e seu namorado Shuichi, o último dos quais começa a ficar com mais medo de sua pequena cidade.

Ele percebe a ubiquidade de um estranho desenho em espiral que ele nota em todos os lugares, que seu pai leva a um extremo ainda maior. O pai de Shuichi, Sr. Saito, fica obcecado com a espiral, a ponto de até tentar recriá-la com água do banho enquanto se banha nela para acalmar seu crescente neuroticismo. Ao mesmo tempo, há também uma estranha garota local chamada Azami que logo deixa Shuichi ainda mais nervoso, principalmente devido ao seu efeito sobre outros garotos da cidade. Ela comanda uma sedução quase hipnótica sobre esses jovens, que de repente estão todos apaixonados por ela.

Shuichi é o único imune a esse efeito, no entanto, e ele avisa Kirie sobre ela. Claro, isso se deve principalmente ao fato de ele perceber que a cicatriz crescente na testa dela (geralmente coberta pela franja) se desenvolveu em uma versão da agora infame espiral da cidade. Outra manifestação desse design é um colega de classe dele e de Kirie. Katayama, conhecido por sua natureza lenta, é casualmente provocado por outros na escola. Isso resulta em eles o despindo após a aula de ginástica para humilhá-lo ainda mais, apenas para reagir com horror ao verem o design espiral em suas costas.


A espiral que consome tudo


No meio do Episódio 1 de Uzumaki , o pai de Shuichi morre misteriosamente. Embora a maioria da cidade acredite que isso aconteceu depois de um acidente em que ele caiu da escada, a realidade é muito mais perturbadora. Ele se tornou cada vez mais motivado pela espiral, até mesmo assustando Kirie depois que ele mostrou a ela como ele poderia enrolar sua própria língua no desenho familiar. Levando essa nova obsessão a um nível ainda maior, ele contorceu seu próprio corpo para se transformar em uma espiral humana dentro de uma lixeira.

Este ato doloroso quebrou todos os ossos de seu corpo, com sua esposa e filho logo descobrindo seu cadáver retorcido. Em seu funeral, seu corpo cremado aparentemente se transforma em uma nuvem gigante (que tem o rosto do Sr. Saito) que então se torna um tornado em espiral. Esta nuvem enorme então cai no lago Dragonfly, caindo de volta para a cidade enquanto os cidadãos assistem. A esposa do Sr. Saito fica louca com isso, com Shuichi notando que ela chegou ao ponto de cortar as pontas dos próprios dedos para não ver a espiral novamente.


Depois de ver Azami novamente, Kirie nota que sua cicatriz agora é uma espiral crescente no meio da cabeça da garota, e ela foge horrorizada da visão. O episódio chega ao fim quando Azami é abordada por um jovem que ficou obcecado por ela. Ironicamente, ela só tem olhos para Shuichi, principalmente devido à forma como ele foi capaz de rejeitar seus avanços. Agora ostentando um chapéu, ela irrita seu outro pretendente em potencial quando fala sobre como ela não tem mais utilidade para ele.

Ele furiosamente arranca o chapéu dela, revelando que a cicatriz em forma de espiral evoluiu para uma espiral completa que agora está consumindo sua cabeça. Sugando seu olho para a espiral crescente, o vórtice então engole o jovem e o suga para dentro de seu corpo antes que a sucção crescente envolva Azami e faça seu corpo/espiral se destruir. Depois, uma narração de Kirie observa que isso está longe de ser o fim dos problemas da cidade com a espiral. Enquanto ela diz isso, uma concha de caracol em forma de espiral é vista do lado de fora de um prédio, sugerindo coisas que estão por vir. Embora este seja o fim de Azami, a morte da garota de cabeça espiral é apenas o começo do pavor no anime Uzumaki.

Capítulos adaptados de Uzumaki no anime


O mangá Uzumaki, obra original do mangaka de terror Junji Ito continha 19 capítulos oficiais, com esses múltiplos capítulos sendo posteriormente contidos em 3 volumes. Esse foi o caso na impressão original do mangá da série, embora o lançamento moderno tenha a série inteira em um volume. Os três primeiros volumes são adaptados para o primeiro episódio da adaptação do anime, com pedaços do Capítulo 8 ("The Snail") também estabelecidos. Dado que haverá apenas quatro episódios do anime Uzumaki, resta saber quais capítulos também serão adaptados em sua totalidade. Mais do que provável, a história do episódio final será tratada da mesma forma que o que foi visto no mangá. Um dos capítulos mais infames do mangá já foi sugerido, tanto no meio do episódio quanto no final.

No supracitado "The Snail", as estranhas tendências de Katayama que foram destacadas no primeiro episódio de Uzumaki são mostradas em sua extensão máxima. O motivo de sua vinda à escola durante a chuva e seu comportamento lento são explicados quando ele se torna um caracol humanoide, eventualmente se transformando em um caracol gigante. Esta cena grotesca foi um dos melhores exemplos de horror corporal em Uzumaki, e muito menos em qualquer outro trabalho de mangá de Junji Ito.


É apenas uma das várias cenas que os fãs já estão ansiosos para ver no resto do anime, e foi montada no meio e no final do primeiro episódio de Uzumaki. O mesmo vale para o misterioso farol em Kurozo-cho, que Shuichi notou quando voltou para a cidade e durante o "tornado" no funeral de seu pai. Assim, como no mangá, será um ponto importante da trama na versão anime da história.

O anime Uzumaki foi anunciado em 2019, mas uma série de incidentes infelizes atrasou a produção da adaptação da obra pelo aclamado Junji Ito. Isso incluiu a pandemia de COVID-19 e outros problemas envolvendo o elenco criativo relativamente pequeno do programa, com os funcionários realmente considerando Uzumaki amaldiçoado como a espiral na história. 

Felizmente, os fãs agora podem assistir à série no bloco de programação Adult Swim do Cartoon Network ou no serviço de streaming Max, e valeu a pena esperar. O anime Uzumaki já é altamente avaliado, com muitos considerando-o uma adaptação fiel e assustadora do mangá. Produzido inteiramente em preto e branco, ele traz perfeitamente a sensação de pressentimento e horror corporal do material de origem da maneira mais enervante.

via CBR

Postar um comentário

0 Comentários