Ficha Técnica: Tenchi Muyou! (Tenchi Universe)

O que era para ser apenas mais um singelo post musical, se tornou um extra e com música, indo na nostalgia de Tenchi Muyou no Band Kids.


Sexta-feira você sabe que, toda ou uma sim e uma não, teremos música pois é dia de J-Music ono Sekai, contudo, hoje, quando pensei em uma música para a coluna eu tive um choque. Diferente de Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) que as músicas japonesas e brasileiras são legais, a de Tenchi Muyou eu gostei muito mais da vibe brasileira. Vamos conhecer o anime e as versões musicais desse anime caótico que conquistou seu espaço em geração crescida à Band Kids.


Tenchy Muyou ou Tenchi Universe?

Tenchi Muyou foi um dos carros chefes do finado Band Kids da TV Bandeirantes em uma época que brilhava com alguns nomes diferentes por aqui, depois do sucesso de Dragon Ball Z, como Bucky, El Hazard, Cadillacs e Dinossauros (joguei muito nos arcades) e Os Seis Biônicos.

O que até então não sabíamos era que o anime, que conta com 26 episódios, é derivado diretamente dos OVAs que popularizaram a série, com média de 20 episódios cada. Na TV a série ficou conhecida como Tenchi Universe e rendeu três temporada de boas maluquices divertidas para nós.

Sinopse Tenchi Muyou


A vida de Tenchi Masaki muda para sempre quando a nave de uma pirata espacial infame, Ryouko Hakubi, é abatida e cai perto do templo de sua família. Mal sabia Tenchi que, ao salvar Ryouko, ele desencadearia uma série de eventos que levariam mulheres alienígenas de todas as esferas da vida a habitar sua casa. Isso inclui a delicada Princesa Ayeka de Jurai e sua brincalhona irmã mais nova, Princesa Sasami; a detetive de primeira classe desmiolada Mihoshi Kuramitsu e seu parceiro mais capaz Kiyone Makibi; e a excêntrica cientista louca Washuu Hakubi.

As seis mulheres fazem o melhor que podem para se adaptar às suas novas vidas, mas seu estilo de vida mais avançado e exótico não combina bem com os costumes simplistas da Terra. Como resultado, elas acabam fazendo bagunça e causando problemas para o pobre Tenchi. Embora as meninas sejam um pé no saco, Tenchi começa a formar um relacionamento próximo com cada uma delas e, por meio do vínculo delas, ele começa a entender melhor seu papel no universo.

 

Ficha Técnica Tenchi Muyou

Hora de conhecer os personagens que compõem esse universo e são muitos para deixar algum de fora:

Tenchi Masaki


Garoto tímido de 17 anos que mora num templo no interior do Japão com seu pai e avô. Vivia tranquilamente até aparecer uma nave-espacial em seu quintal.

Ryoko


Pirata-espacial cuja nave cai no quintal de Tenchi. Ela apaixona-se por Tenchi e o assedia, deixando-o constrangido. Tem uma rivalidade desde criança com Ayeka. Ryoko é conhecida como Ryoko Hakubi, uma pirata espacial que foi derrotada por Yosho quase 700 anos antes de sua libertação por Tenchi. Antes disso, ela era escrava de Kagato. Sua idade é de pelo menos 5.000 - embora ela afirme ter apenas 2.000. Ela foi criada por Washu, usando uma de suas células-ovo como base, então ela é indiretamente filha de Washu. O DNA de Washu foi combinado com o de criaturas amorfas chamadas Masu para criar Ryoko. Ela tem três gemas vermelhas que são a fonte de sua energia total, que também veio de Washu.

Ayeka Masaki Jurai


Princesa da Família Real de Jurai que se apaixona por Tenchi. Apesar disso, ela é mais discreta que Ryoko, mas isso não impede de ambas possuírem uma rivalidade, que vem desde sua infância, é bastante arrogante e agressiva. 

Ayeka está retornando a Jurai de uma reunião de casamento em um planeta distante, quando ela pega um sinal de socorro do planeta Terra. Quando ela vai investigar, ela descobre que a pessoa que enviou a mensagem era o detetive de primeira classe Mihoshi, que estava preso na Terra. Mas, para a surpresa de Ayeka, ela também encontra sua arqui-inimiga, Ryoko. O confronto que se seguiu leva a uma batalha entre Ayeka e Ryoko no espaço. Bem, ambas as naves foram destruídas, e Ayeka ficou presa na Terra. Mas, sem a presença de Ayeka na sociedade real de Juraian, os problemas começam a surgir.

Sasami Masaki Jurai


Irmã mais nova de Aeka. Apesar disso, ela é mais sensata e prendada que a irmã. Na primeira série de TV, Sasami ainda é irmã de Ayeka e princesa de Jurai, mas não há menção de seus pais, e Yosho (junto com seu neto Tenchi) parece ser apenas um parente distante. Tsunami não aparece nesta série, então Sasami não tem alter ego (além de Pretty Sammy). Sasami ainda é uma cozinheira talentosa. Ela tem uma visão muito mais feliz e inocente da vida e não usa nenhum poder especial. Ela tem — ou tinha — sua própria nave, mas ela logo foi destruída, deixando-a presa na Terra. 

Ela é uma game especialista em jogos de luta, e toma o revivido Azaka como seu pupilo. Durante os episódios especiais de três partes "Time and Space Adventures", que parecem ser homenagens a vários gêneros ou programas/filmes específicos, Sasami geralmente é deixada de lado da história principal, exceto, é claro, em sua própria história, na qual ela mais uma vez desempenha o papel de "Pretty Sammy". Vale a pena notar que, mesmo em sua própria história, ela começa como uma personagem de fundo, apenas assumindo o centro do palco depois que ela se transforma.

Washu Hakubi


Washu é responsável por criar Soja, Ryo-ohki e Ryoko. Usando sua própria célula-ovo como base para a criação de Ryoko, tornando Washu sua mãe.

Como Ryoko, Washu pode criar espadas de energia e explosões à vontade. Ela também tem um link telecinético com Ryo-ohki e Ryoko. Sendo capaz de ler suas memórias até certo ponto, essa habilidade não é perfeita, como mostrado no episódio 10, quando ela precisava conectar Ryo-ohki a uma máquina para ler seus bully. Ela também pode criar portais interdimensionais perto de si para descartar e criar objetos (mostrado no episódio 8).

Seu objetivo principal é descobrir a fonte do poder de Tenchi. Ela fará quase qualquer coisa para obtê-lo como cobaia para seus experimentos e o desnuda até a cueca para quando não for necessário.

Mihoshi Kuramitsu


Policial, agente da Polícia Galáctica, que perseguiu Ryoko. Mas acaba morando na mesma casa que ela. É uma policial totalmente atrapalhada, além de meio burrinha e inocente, que vive pedindo ajuda para Kiyone.

Kiyone Makibi


Kiyone Makibi é uma detetive de primeira classe da Polícia Galaxy que se formou com as segundas notas mais altas do ano, e por causa de sua habilidade atlética e analítica, comprometimento com o trabalho policial e natureza responsável foi considerada a nata da safra GP e uma das melhores da geração mais jovem da Polícia Galaxy.

Sobrecarregada com a atrapalhada Mihoshi Kuramitsu como parceira, a carreira de Kiyone sofreu; ela se tornou um tanto amarga e deprimida com seu infortúnio, esperando que ela possa ganhar uma promoção e se transferir de Mihoshi, o que garantiria perspectivas muito melhores para o futuro. Mas, apesar dos problemas que Mihoshi lhe trouxe, Kiyone guarda um carinho oculto por sua parceira.

Kiyone é uma detetive excepcional com grandes habilidades de tiro com um GP Blaster, e é capaz de usar qualquer equipamento emitido pela GP corretamente. Ela também mantém um carinho por karaokê.

Ryo-Ohki


Ryo-Ohki é irmã de Ryoko (ambas sendo híbridas Masu criadas por Washu), assim como sua nave espacial. Como Ryoko, ela tem a habilidade de atravessar objetos sólidos, e é amigável com todos, especialmente Sasami. Deve-se notar, entretanto, que ela só recebe ordens de Ryoko na forma de nave.

Quando Washu foi aprisionada por Kagato, ela e Ryoko atacaram o planeta Jurai em uma tentativa fracassada de capturar a árvore Tsunami, onde ela foi abatida acima da Terra enquanto fugia da nave Funaho de Yosho e permaneceu em um sono profundo debaixo d'água por setecentos anos até que o selo em Ryoko foi quebrado por Tenchi.

A atual Ryo-Ohki é uma segunda geração, a original morreu de velhice, mas se regenerou criando uma criança com suas memórias que tomou a forma de um cabbit (parte gato, parte coelho).

A forma menor foi criada por Ryoko após seu renascimento, antes que ela pudesse deixar a caverna, ela vigiava Tenchi constantemente em uma forma astral e alimentava um pouco de seu poder com um gato moribundo que ele estava cuidando para mantê-lo vivo, mas teve que tomar o poder de volta após seu renascimento, então ela o assimilou por Ryo-Ohki.


Abertura

Tenchi Muyou teve uma música local bem marcante e eu aposto que, ainda hoje, mesmo que você esteja diversos anos sem ver a série, vai saber cantar ela todinha. Mas, por curiosidade, confira também a abertura original:



Letra

A vida é tão curta e tão confusa
E ela passa sem se sentir

Os dias são horas, horas minutos
O tempo é curto
Vamos curtir o amor
É infinito, o amor é tão bonito
Vamos viver cada viver
Viver o amor

Me abraçe, me beije
O tempo não pára
A felicidade se vive agora

Me abrace, me beije
O tempo não pára
A felicidade se vive agora, já
É pra já
Vou te amar pra sempre e não vou mais esperar

Nasci pra te amar

Tenchi Muyou está disponível no Crunchyroll.

Postar um comentário

0 Comentários