Cavaleiros do Zodíaco: 30 anos do anime no Brasil

Cavaleiros do Zodíaco trouxe uma revolução para o futuro dos otakus no Brasil.


É difícil dizer qual foi o primeiro anime exibido no Brasil, afinal, eles estão pingando por aqui desde os anos 1960. Contudo, é certo, fácil e correto de dizer que, nos anos 1990, o boom foi dado graças a cinco jovens que chegaram por estas terras através da Rede Manchete. Um tal de Saint Seiya, aqui, Cavaleiros do Zodíaco foi ao ar dia 1º de Setembro de 1994 na emissora e o resto é a história que vivemos.


Lançamento de Cavaleiros do Zodíaco


Saint Seiya
 (聖闘士星矢), uma das maiores e mais famosas obras do mestre Masami Kurumada, começou a ser publicada na Shonen Jump em dezembro de 1985 e foi serializado até 12 de Dezembro de 1990, dando fim a um épico que mudaria a vida dele e de muitos, não apenas no Japão. Principalmente fora da Grande Nação Japonesa.

Em 1986 a Toei não perdeu tempo e lançou a pedrada, ou melhor, o meteoro com o anime de Saint Seiya. O anime estreou no dia 11 de Outubro daquele ano. O projeto teve ao todo 114 episódios e teve sua exibição encerrada dia 1º de Abril de 1989 na TV Asahi. O anime adaptou A Guerra Galáctica, Saga das 12 Casas, Asgard e Poseidon. A Saga de Hades ficou de fora, tendo Asgard, uma saga filler e interessante, presente no projeto.

A tão esperada animação da Saga de Hades ganhou vida em 2001 para dar uma nova vida a série e, no Brasil, ela ganhou um novo respiro (nessa época Dragon Ball Z fez sua história para uma nova geração). Hades foi lançado como OVA em três partes de 31 episódios ao todo, dividindo em Santuário, Inferno e Elísios.


Ganhando o mundo

Em 1988 Saint Seiya começou a ganhar o mundo e, inicialmente, um sucesso surreal na França (que é um dos mercados e fandom mais fortes até hoje) e por lá ficou conhecido como Les Chevaliers du Zodiaque, sendo o primeiro lançamento da série para o outro lado do mundo.

Cavaleiros do Zodíaco e a história no Brasil


A história de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil começou a ser escrita no dia 1º de Setembro de 1994 na Rede Manchete e ficou no ar até 1997. Curiosamente o anime foi recusado por SBT e Globo. Isso pode ter dado o pontapé de depois termos invasão de animes no Sábado Animado e a RGT correndo atrás também.

A exibição de Cavaleiros do Zodíaco foi possível graças a uma permuta com a fabricante de brinquedos Samtoy, que produziu os bonecos da série, em troca da exibição dos comerciais da empresa. O canal exibiu o anime sem nenhum custo e a versão dublada foi feita pelo extinto estúdio de dublagem Gota Mágica.

Nostálgico!

E esses bonecos deram o que falar. A combinação do anime e bonecos foi algo que, hoje em dia, eu não sei com o que comparar. Vivi algo bem histórico e tive um Seiya de Pégaso V2 e um Milo de Escorpião.

Quando saiu da Manchete o anime acabou rodando bastante ao longo dos anos. Desde tendo exibição no Cartoon Network quando ganhando a Band como casa na TV aberta e, a emissora passou até a Saga de Hades para o povo. Infelizmente o anime foi perdendo força na TV por aqui e, continuações e spin-offs chegaram discretos ou nem tiveram atenção (acho que seria lindo um Saint Seiya Omega na TV e não apenas em streaming, sabe...).


Inegável o impacto que Cavaleiros do Zodíaco casou no Brasil, até hoje um forte, e às vezes insuportável graças a meia dúzia de chatos que sempre vão existir, fandom brasileiro e que consegue até trazer novas gerações.

Nesses 30 anos da história, quando você conheceu Cavaleiros do Zodíaco e qual o seu personagem favorito? Me conta nos comentários.

Postar um comentário

0 Comentários