Pequenos, os pesadelos estão de volta com o lançamento de Little Nightmares III para PC e consoles. A adorada "mini saga" da Bandai traz mais um episódio onde, pela primeira vez, poderemos encarar nossos medos com ajuda para fugir da Espiral. Será que a aventura ficou divertida, ou, é para você? Vem comigo nessa análise para ter sua resposta ou sonhar com ela.
Escape da Espiral
Ambientado na Espiral, um mundo repleto de delírios localizado dentro de Nowhere, Little Nightmares III coloca os jogadores no papel de duas crianças que precisam trabalhar
juntas para encontrar uma saída. Low é um jovem garoto de capa azul e
máscara, enquanto Alone, sua melhor amiga, usa um macacão verde e duas
tranças. Ambos contam com itens icônicos que os ajudam a enfrentar
ameaças e resolver os diferentes quebra-cabeças que bloqueiam o caminho
para a liberdade.
A franquia Little Nightmares III começou há mais de uma década com o desenvolvimento e lançamento do Little Nightmares original - um jogo de terror atmosférico estrelado por uma jovem misteriosa chamada Six. Desenvolvido pela Tarsier Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment America em 2019, o jogo foi amplamente elogiado por sua atmosfera assombrosa e direção de arte distinta, imergindo os jogadores em um mundo de pesadelo onde os medos da infância ganham vida.
Após uma recepção notável e a comunidade apaixonada que se formou em torno dela, a franquia se expandiu com o lançamento de Little Nightmares II em 2021, introduzindo um novo personagem: Mono e, Very Little Nightmares para dispositivos móveis.
Após uma recepção notável e a comunidade apaixonada que se formou em torno dela, a franquia se expandiu com o lançamento de Little Nightmares II em 2021, introduzindo um novo personagem: Mono e, Very Little Nightmares para dispositivos móveis.
Little Nightmares III é desenvolvido em colaboração com a Supermassive Games,
e a franquia continua a crescer - tanto em alcance, com mais de 20 milhões de unidades
vendidas em todo o mundo, quanto em narrativa, à medida que se expande para novos formatos.
e a franquia continua a crescer - tanto em alcance, com mais de 20 milhões de unidades
vendidas em todo o mundo, quanto em narrativa, à medida que se expande para novos formatos.
Desafio em dupla
Agora, Little Nightmares III nos trouxe um novo tipo de desafio e, sendo sincero, é a primeira vez que me jogo dentro desse pequeno mundo de grandes pesadelos. Tendo um conhecimento básico prévio é, literalmente, um mundo totalmente diferente quando se inicia em episódios mais avançados de séries mais estabilizadas. Dependendo do gênero, é mais tranquilo como, por exemplo, quando joguei pela primeira vez Gears of War e foi logo pelo terceiro. Mas jogo de tiro é mais amigável do que jogo de puzzle, certo? Depende.
Logo de cara o game me manteve no sentimento de que os últimos jogos analisados por aqui, carregam fortemente uma aura dos games antigos e trazendo elementos como uma boa aventura e exploração como foram Pac-Man e Yooka-Replaylee ou, como agora, algo meio Alice Madness Return de nos jogar no mundo e encontrarmos os caminhos por nós mesmo (AMR ainda tem um pouco de ajuda para dizer o "norte" a seguir).
Para você que vai se jogar pela primeira vez no game a primeira fase será um tutorial que vai te testar logo de início mas, sabendo de detalhes, vai ser menos teste de paciência e logo estará mais familiarizado com o que procurar em tela para cada personagem. Vamos conhecer os protagonistas:
- Low: O garoto com a capa azul e a máscara de corvo. Ele carrega um arco que lhe permite afastar inimigos ou, por exemplo, cortar cordas. Ele vagou pela Espiral por muito tempo, procurando um caminho de volta para casa.
- Alone: A garota com as tranças vermelhas e o macacão verde. Ela carrega uma chave inglesa que pode ser usada para, entre outras coisas, quebrar paredes ou ativar alguns mecanismos. Ela é a melhor amiga de Low, a única pessoa com quem ele pode sempre contar.
Se escolher Low os detalhes mais altos serão seus como botões que podem ser acionados na flechada, inimigos aéreos que serão abatido por você para que Alone finalize na chavada, se ligar em cordas que ajudarão a resolver o puzzle. Já Alone é um pouco mais o lado bruto que uma chave de boca pode lhe dar. Derrubar obstáculos, quebrar obstáculos, parafusar coisas, girar coisas com a chave como alavanca e, a porrada do time.
A grande graça de Little Nightmares é resolver os puzzles enquanto realiza a progressão lateral contudo, por mais que o game permita ganhar um bom tempo apenas "correndo para frente" até que alguma sala lhe obrigue a pensar um pouco, você vai deixar para trás detalhes bonitos dos cenários e um colecionável diferente.
Os puzzles estão bem divididos entre um boneco resolver sozinho para os dois seguirem em frente e, claro, os que serão cooperativos e eles aparecem em diversas formas. Achei um desafio legal o que foi encarado pela frente e, como foi minha primeira experiência nesse mundinho, não senti essa vibe ruim que alguns citam e evitei ver.
Vale a pena jogar Little Nightmares III?
Para quem quer um game co-op com puzzles diferente do que temos hoje em dia, onde temos muita sobrevivência para fazer uma vida para viver no mundo do game, Little Nightmares III vai trazer aquele espírito aventureiro mirim em você.
Reunindo tudo, ambientação, emersão, desafios e diversão, Little Nightmares III vem sendo uma experiência legal e que dá vontade de depois de vencer as fases, retornar nelas e caçar as peças escondidas para ver a surpresa que isso pode dar, ou, ver uma possível conquista pipocar na tela como sinal de algo concluído.
Little Nightmares III está disponível para PC e consoles.
0 Comentários