A diferença dos lançamentos
Imagem de DOR e SOFRIMENTO pro entretenimento |
O lançamento clássico, de episódio por semana, é conhecido talvez desde sempre até chegarmos na nova geração, ou, a criada pela inimiga do entretenimento, a Geração Netflix. Com a internet sendo como ela é hoje em dia o semanal se tornou mais forte, contudo, o formato que acabou sendo batizado de "Maratona" acabou destruindo tudo, especialmente negócios por utilizarem métricas burras de sucesso.
Ao lançar séries boas mas que todos os episódios são lançados todos de uma vez ou, quando muito, dividido em leva para não chamar de temporada, afinal, uma mesma temporada poderia ser lançada em mais parcelas que carnezinho gosto de rede varejista famosa.
Com um lançamento de episódio por semana, te dando um compromisso e, o outro tipo, te dando tudo de uma vez te dando a prisão mental de "preciso ver tudo nesse final de semana" qual a melhor? A resposta você já sabe, mas, é importantes irmos nos pontos.
Você quer que falem da sua obra pelo maior tempo possível
Imagine você lançar uma série, ou anime, e ele ter potencial, ser uma boa história e, quando consegue uma plataforma que decide bancar o lançamento do seu projeto, digamos de 6 à 12 episódios a história ou temporada e, sua obra foi lançada numa sexta-feira, completinha. O que esperar disso?
Com enormes chances, sua obra foi O assunto principal da semana, para o bem ou para o mal. Se ela for bem, com sorte, o assunto rende por incríveis uma semana. Por outro lado, se as primeiras 24 horas forem estranhas, sua obra será jogada no limbo ou com bela chance de ter projetos futuros cancelados. Existem casos raros, Round 6 tá ai para mostrar que exceção é exceção (a série tava morta e ganhou um boom enorme depois).
Séries semanais sempre foram fortes e sempre demonstraram sua potência. Curioso que, enquanto a Netflix ia crescendo sabendo da importância de suas séries estarem na boca do povo como House of Cards até a polêmica com o Kevin Spacey. A concorrência estava com sucesso absurdo com uma série, de episódio semanal, criando compromisso, pasme, NA TV!
Game of Thrones foi sucesso absurdo do inicio ao fim e, o ritmo semanal (dominGOT era compromisso sério) contribuiu para isso. Pense na primeira temporada, com cada coisa que acontece ao longo dela e, até chegarmos em momentos para ser marcante, acabariam matando muitas discussões e aquele sentimento de "chega logo próximo episódio" e, até ele ir ao ar, as discussões rolando forte e mantendo a série em alto interesse.
Se a HBO tivesse lançado a temporada toda de uma vez em streaming, bem, provavelmente esqueceríamos do incesto e quase assassinato infantil do primeiro episódio, as peculiaridades dos personagens e, entre as outras coisas, apenas seria comentado sobre a decapitação de Ned Stark.
Scott Pilgrim vs X-Men '97
Com o desabafo de algo recente, o ponto volta a ser discutido e, pelas reações e como alteração da nossa rotina, o semanal é uma escolha boa para todo mundo, especialmente o lado que esperar o lucro da série. Quando Scott Pilgrim foi anunciado que receberia um anime, diversos sentimentos foram criados e, o lançamento corrido e alteração da história, mataram a série.
Justiça seja feita, a alteração da história renderia discussões ao longo das semanas entre os episódios. O criador da série soltou a seguinte aspas no X:
“Como alguém cuja temporada completa foi lançada de uma vez ao mesmo tempo… Isso é a m**** mais burra de todas. Literalmente não há vantagem. Imagine se toda a temporada de X-Men ‘97 já tivesse saído.”
Por outro lado X-Men '97 está sendo um sucesso absurdo, sendo distribuído semanalmente toda quarta no Rato Mais e veja como na rede social das bolhas como a discussão é forte. Toda semana alguma coisa é discutida, seja do episódio, seja de temas que a série trata direta ou indiretamente e, quando tivemos o quinto episódio BOOM! "A internet parou" e ficou discutindo até hoje, quando saiu o episódio 6 e, após uma pedrada, ele acabou sendo um pouco abaixo.
Isso esfriou a galera? Não, estão discutindo o que foi bom, o que foi ruim e como acreditam que poderiam ter sido resolvidas certas coisas no episódio e, mesmo que não fosse a pedrada que foi "Remember It". E note que, Scott Pilgrim teve menos posts que X-Men '97 aqui no site e é reflexo disso.
No fim do dia seja feliz
Lançamento semanal é excelente para tudo que está envolvido em projetos assim, contudo, se você é geração atual, ama maratonar pois ama alimentar com força a sua ansiedade, espero que você consiga melhorar da ansiedade e, até lá, curta bem suas séries/animes lançados completos e desfrute. Achou que ia desejar algo ruim? Que isso pessoa, é criminoso maratonar mas não dá cadeia (ainda).
Em algum momento assistirei Scott Pilgrim, o live action de Yu Yu Hakusho, terminarei Jojo Stone Ocean, obras que, o lançamento cagado proporcionado pela Netflix, acabaram saindo do radar de encaixe na semana e, agora, verei com uma frequência diferente, sem ter alguém para conversar ou entrar nas discussões boas, e ruins, no X.
Você gosta mais do semanal ou maratona tudo num dia?
0 Comentários