Curiosidades: Miko no Hi (巫女の日) o Dia da Donzela do Santuário


O Japão é cheio de datas comemorativas que surgem através de trocadilhos, lembram do dia da maid por exemplo? Seguindo a ideia, hoje, dia 5 (go) do mês 3 (mi), teríamos o Migo day (já que no por lá utiliza mês/dia) e forma o dia da Miko, a Donzela do Santuário que você tanto viu em animes e visual novels por aí.

Vamos conhecer um pouco sobre as mikos e algumas representações nos animes.


O que faz uma Miko/Maiden Shrine/Donzela do Santuário?


O Japão é famoso por ter duas religiões oficiais, que alternam dependendo do estágio da vida em que se encontram. A primeira é o Xintoísmo, o “Caminho dos Deuses”, que vê divindades chamadas kami em lugares e objetos naturais, como montanhas, rios e árvores. Os japoneses recorrem ao xintoísmo para eventos felizes e de afirmação da vida, como dar nome a um bebê recém-nascido, casar, satisfazer a terra antes de construir uma casa ou orar por boa sorte no ano novo. No Japão moderno, o budismo passou a ser reservado para funerais ou cerimônias relacionadas à lembrança de membros da família que morreram.

Miko são as mulheres que trabalham em um santuário xintoísta, auxiliando o sacerdote na administração do santuário e realizando trabalhos como vender amuletos omamori e assim por diante. O termo é frequentemente traduzido como donzela do santuário, embora “sacerdotisa” ou “xamã” possam ser substituídos. Suas roupas hakama vermelhas e brancas exclusivas se tornaram uma visão comum na cultura pop japonesa.

Embora o termo “donzela” possa fazer parecer que as mulheres que estão neste trabalho devem ser virgens, este não é o caso. De acordo com o pessoal do JList, certa vez, foram a um hotel de fontes termais com alguns amigos e, no quarto ao lado do deles, uma sacerdotisa de verdade estava hospedada. A convidaram para ir ao quarto para beber e ela contou todos os tipos de fatos interessantes sobre Miko. Elas não são obrigadas a se abster de sexo, embora as mulheres casadas não possam trabalhar como sacerdotisas.


Conheça algumas Miko dos animes

Se tem nos animes, sempre tem uma listinha para te ajudar. Confira abaixo algumas personagens que fazem o papel de donzela do santuário nos animes:

Reimu Hakurei (Touho Project)


Como o xintoísmo é uma religião tão colorida e divertida, ele é representado muito mais na cultura pop japonesa do que o comparativamente monótono budismo. Um bom exemplo é a popularidade de Reimu dos jogos Touhou Project.

Kikyou (InuYasha)


Para muitos fãs de anime, a primeira miko que conheceram foi Kikyou de Inuyasha. Você nunca esquece sua primeira waifu do santuário!

Your Name / Kimi no na wa


Your Name foi uma maneira visualmente agradável de aprender sobre a cultura japonesa. O filme de sucesso do pai do web namoro, Makoto Shinkai, foi outro anime que apresentou as imagens do Xintoísmo a um amplo público com o sucesso estrondoso de Your Name.

Tomoe (Queen's Blade)


Outra famosa sacerdotisa, Tomoe tem a tendência de mostrar seus seios enormes para a câmera em praticamente todos os episódios de Queen's Blade. Ela é uma sacerdotisa xintoísta da ilha de Hinomoto (uma leitura alternativa do kanji para o Japão), ela é membro da sociedade de elite de sacerdotisas que protegem sua terra natal. Ela foi desenhada e ilustrada pela artista Eiwa e dublada por Mamiko Noto.


Hanyuu (Higurashi When They Cry)


Outra sacerdotisa de destaque do anime foi Hanyuu Furude, um demônio que se tornou uma deusa e vive ao lado dos humanos amaldiçoados de Hinamizawa.

Donzelas safadjénhas


Como os humanos sexualizam tudo, não é surpresa que haja um ângulo de atração sexual para as donzelas do santuário, que são, afinal, a versão japonesa das freiras.

Rei Hino (Sailor Moon)


Para uma turma mais velha, talvez, Rei tenha sido a primeira miko conhecida por nós através do anime Sailor Moon. Por causa de seu trabalho como sacerdotisa xintoísta, Rei pode sentir e dissipar o mal mesmo na forma civil. Quando ela se transforma em Sailor Marte, ela também pode manipular o fogo. Ela é muito séria e focada, mas embora se irrite facilmente com a inconstância de Usagi, se preocupa muito com ela. Rei é retratado como um garoto louco no início do anime, mas não está interessado em romance tanto no mangá quanto na série live-action. Ela frequenta uma escola católica particular, separada das outras meninas.

Qual a sua miko favorita? Se ela ficou de fora, me diga nos comentários também.

Postar um comentário

0 Comentários