Mulheres protagonistas nos animes

Vemos em muitos animes protagonistas femininas que se destacam em diferentes aspectos dentro da história, seja com seu poder, carisma, inteligência e influência dentro da obra. Uma boa personagem sempre rouba a cena quando aparece, tomando à frente de muitos desafios e sendo peça fundamental nas melhores cenas de ação dos animes. 

Pensando nisso vos trago uma seleção de ótimas mulheres protagonistas em animes e filmes de anime que conheço, mas que não são sempre lembradas em listas convencionais quando falam sobre o assunto.


Kagome Higurashi (Inuyasha)


De personalidade forte e eximia arqueira, por ser a reencarnação de Kikyou (uma das mais poderosas sacerdotisas e arqueiras da Era Feudal, protetora na jóia de quatro almas no universo de Inuyasha). Kagome nasceu com a lendária Jóia de Quatro almas em seu corpo, alem de ter uma ligação muito forte com o meio Youkai (Inuyasha) de outras vidas, pois Kikyou o caçava e acabou se apaixonando por ele antes de morrer. 

Durante a série, a personagem alterna do mundo atual para a época feudal através do Poço que se localiza no templo de sua família, é valido destacar também que, por ser uma estudante, Kagome é sempre vista frequentando e se preocupando com o colégio, sendo uma aluna exemplar. É uma personagem bem decidida e sempre está disposta a se sacrificar por seus amigos.

Asuka Langley Soryu (Neon Genesis Evangelion)


Aqui temos, sem dúvida alguma, a personagem mais bem escrita dessa lista (por razões óbvias, não irei me aprofundar muito para que não estrague a experiência de quem ainda não assistiu). Asuka é a piloto do EVA 02, uma jovem extremamente forte, independente e convencida de suas habilidades como piloto e sua aparência em Neon Genesis Evangelion.

Esse jeito arrogante de Asuka é uma forma para se blindar de suas inseguranças e traumas do passado, tornando uma personagem bem humana e que nos gere muita empatia com seu jeito de ser, pois vemos que sua personalidade foi moldada e construída através de suas experiências de vida.
 

Akane Tsunemori (Psycho Pass)


No episódio inicial de Psycho Pass (2012), Akane Tsunemori parece ser uma jovem ingênua e sonhadora (assim como todo estagiário em seu primeiro dia de serviço). Conforme a história se desenrola, percebemos que a personagem também vai amadurecendo seu jeito de ver como as coisas funcionam na prática, mostrando seu lado perspicaz e observador, se irritando com pessoas que discordam de seus ideais e tomando atitudes por conta própria no decorrer de seu trabalho na história do anime, mas no geral Akane é sempre cordial e respeitosa. 

Por ser uma mulher muito justa e extremamente inteligente, é de se esperar que, com o passar das temporadas, ela ocupe cada vez mais funções importantes dentro do Departamento de Investigação Criminal e chame a atenção de inimigos dentro e fora da organização.


Misty (Pokémon)


Misty é a atual líder do Ginásio da Cidade de Cerulean em Pokémon Entrou na história logo no primeiro episódio, quando Ash “sem-querer” rouba a bicicleta dela, sendo uma das protagonistas da história na primeira e segunda geração da série (junto com Ash e Brock). A partir disso, ela segue nosso treinador em sua jornada esperando que ele pague a bicicleta dela. 

O que acontece é que durante esse tempo, ela demonstra ter criado sentimentos maiores que uma simples amizade com Ash. Tem uma personalidade muito forte e é apaixonada por Pokémon aquáticos, sendo uma especialista nesse tipo de Pokémon. Depois de sua jornada em Kanto e Johto em busca de Pokémon aquáticos, Misty recebe sua bicicleta da enfermeira Joy e volta a ser líder de ginásio.

Miyuki (Tokyo Godfathers)


Assim como os demais protagonistas do filme Tokyo Godfathers (Padrinhos de Tokyo), Miyuki também é uma moradora de rua que fugiu de casa, por não concordar com os métodos controladores de seu pai, levando a crer que o mesmo tenha matado seu gato. Ela acredita que se algum dia seu pai a encontrasse não a perdoaria e a manteria presa. 

Durante o longa-metragem é dito que ela está nas ruas apenas 6 meses, o que é de se espantar pelo modo como lida com as coisas e se arrisca no dia-a-dia nas noites de Tokyo. Apesar de sentir muito mais medo em voltar para casa do que permanecer na rua, já tentou se reconectar com seus pais, mostrando o quão corajosa é, mesmo sabendo as consequências que podem desencadear.


Tima (Metrópolis)


A protagonista do longa-metragem Metrópolis (2001), Tima é o andróide mais poderoso da história, sendo o único modelo de andróide com aparência humana. Idealizada por Duque Red, o homem mais influente da cidade Metrópolis e um dos antagonistas do filme. Na cidade existe um arranha-céu criado por Red chamado Zigurate e Tima é quem detém o poder para sentar no trono de Zigurate e levar a humanidade ao topo do poder. 

Apesar de ser um andróide, Tima é bem confusa sobre quem seja ou o que sente em relação às demais pessoas que acabam passando por seu caminho, exceto pelo garoto Kenishi, por quem nutre uma admiração e preocupação, uma certa reciprocidade pelo cuidado que o garoto tem com ela durante os acontecimentos da obra.

Sir Integral Hellsing (Hellsing)


Sir Integral Hellsing é uma das protagonistas de Hellsing, junto com Alucard e Victoria.
Ela é uma nobre de 22 anos, membro dos Cavaleiros Protestantes, que é a chefe e último membro da lendária família Hellsing (famosos caçadores de monstros), a Diretora do Bureau da Organização Hellsing e o atual mestre do vampiro de Hellsing, Alucard. 

Ela dirige a Organização Hellsing com carisma e patriotismo, e é uma das poucas pessoas que consegue enfrentar a força da personalidade de Alucard e merecer seu respeito. Sua conduta é muito profissional, porém ela não deixa de ter um pouco de humor, bem-humorada ou não. Apesar de parecer desapegada e fria, ela se preocupa profundamente com a vida de seus homens.


Conhece alguma dessas personagens? Se sim, qual é a sua favorita da lista? Aquele abraço e nos vemos em breve.

Postar um comentário

0 Comentários