Que alguns carteados aparecem por aqui, como os conteúdos temporais de Hearthstone, isso você já sane. Mas, agora, chegou o momento de fazermos uma análise para falar de um jogo real, físico e que tornou-se uma oportunidade de nova parceria com a Across the Board, se juntando ao projeto na Retrocon 2025. Vamos conhecer 5 Torres, um interessante jogo de carta para jogar entre dois à cinco jogadores.
Como jogar 5 Torres
O card game 5 Torres nos dá algumas alternativas para jogar e, elas, vão da quantidade de pessoas à dificuldades extras após você e seus amigos se tornaram mais experts no game.
Aqui você e os demais jogadores se tornam mestres arquitetos e desejam construir as torres mais altas da cidade. Cada rodada colocam em disputa, em forma de leilão, 5 cartas. Quem tentar pegar a maior parte delas vence o leilão e leva a quantidade que declarou.
Posso pegar todas? Sim, mas, vai valer a pena? Afinal, você só poderá construir uma torre de cada tipo e, pegar diversas cartas, contendo outros tipos, mais vai atrapalhar a si mesmo do que aos rivais. Cada torre deve subir em ordem decrescente.
Ou seja, cada tipo de torre vai do 0 ao 15 para ser construída com uma regra simples. O número sempre deve ser decrescente e, alguns números e torres, possuem regras diferenciadas que será explicado no tópico da construção.
Vence o jogo quem somar a maior pontuação com suas Torres e descartes.
Regras especiais
As regras "especiais" são sobre como jogar, dependendo da quantidade de players e, quais números possuem uma regra especial.
Quantas cartas utilizar?
Se o game for jogado entre 2-3 pessoas, retire as cartas extras que possuem um símbolo de grupo (quatro bonequinhos) e, com isso, 80 cards vão para jogo.
Partidas com 4-5 jogadores, todas as cartas serão utilizadas e, com isso, entra em jogo uma cópia de cada tipo de torre dos números 0, 2, 5, 7, 10 e 12.
Regra do 8 e 9
As cartas 8 e 9 possuem uma regra especial na construção das torres.
Sobre o 8, qualquer carta pode ser adicionada. Não importa o valor, apenas precisa ser do mesmo tipo da torre.
Já o 9, pode ser colocado sobre qualquer carta, sendo do mesmo tipo de torre. A exceção é sobre a carta zero, afinal, ela é o topo de torre.
Tipos de torres
Como o nome do game entrega e, se você ainda ficou na dúvida, ao todo, temos 5 Torres para poder construir e são:
- Torre de Doce (rosa);
- Torre Assustadora (roxa);
- Torre de Árvore (verde com marrom);
- Torre de Sucata (cinza);
- Torre de Areia (amarela).
Sempre que construir sua torre, não esqueça que ela sobe em ordem decrescente e, ao colocar a carta uma sobre a outra, alinhar direitinho na mesa para formar o desenho de uma torre sendo construída.
5 Torres em ação
As fases do jogo são apenas três e são: leilão, construção e limpeza.
A pilha principal ficará no centro da mesa e, à esquerda dela vai os descartes e, sua direita, são reveladas 5 cartas por vez e inicia-se o leilão.
Leilão
O jogador que iniciar a rodada de lances deverá dizer quantas cartas entre as expostas deseja pegar. Ele deve anunciar um número entre 0 e 5.
Na sequência, o leilão segue indo para o jogador à esquerda e, o mesmo anuncia quantas cartas deseja pegar da mesa. O lance deve ser maior ou passar a vez. A rodada vai até que todos tenham dados seus lances ou, que alguém tenha pedido 5 (maior lance possível).
O vencedor do leilão pega as cartas que lhe interessam conforme a quantidade que pediu no leilão
- Exemplo: Urameshi inicia e pede 3; na sequência, Yukina passa a vez (0); dando sequência ao leilão, Keiko pede 4 e, finalizando a rodada, Kuwabara pede 5. Kuwabara leva as cartas dessa rodada por ter dado o maior lance
Construção
Após o leilão é hora da construção meu caro Rodrigo Hilbert da Shopee. Nesse momento você pode demolir uma peça de uma torre, caso já tenha começado a subir alguma. Em caso de demolição, a carta retirada deve formar sua pilha de descarte. Muito cuidado com ela, afinal, ela fará você perder pontos.
Importante: uma carta zero nunca poderá ser demolida, afinal, ela é topo de torre e significa que, se uma torre ganhou sua carta zero, sua construção foi concluída.
Demolições realizadas é hora de construir e, se seu lance foi vencedor mas, foi além do que devia, temos alguns detalhes aqui.
Se você conseguir utilizar todas as cartas, maravilha, rodada concluída. Caso contrário, as cartas retornam pra exibição na mesa, caso tenha demolido uma, ela retornará à torre e, realize um novo lance ajustando ao que consegue construir.
Exemplo: Reigen pediu 5 e ganhou o leilão, contudo, das cinco cartas adquiridas no leilão, ele somente conseguia utilizar 3. As cinco cartas retornam a mesa e ele realiza um novo lance, ajustando o 5 para 3 e o leilão segue até termos um lance vencedor.
Limpeza
Após concluir a rodada de construção é hora da limpeza. Caso tenha sobrado carta(s) na exibição, coloque as virada para cima no descarte.
Limpeza realizada, é hora de recomeçar os turnos partindo para um novo leilão com novas 5 cartas na exibição.
Caso especial: se o jogador que iniciar a rodada de leilão pedir zero e, os demais também não darem seus lances, a exibição toda é descartada e a rodada encerrada.
Quando o deck de exibição esgotar, vire a pilha de descarte, embaralhe e inicie uma nova rodada de leilão, construção e limpeza. Quando o deck finalizar pela segunda vez, o jogo encerra.
Fim de jogo e vale a pena jogar 5 Torres?
Após o deck de exibição terminar pela segunda vez, chegamos ao final da partida e é hora de descobrirmos o vencedor.
Caso a última rodada tenha menos cartas na exibição, ajuste o lance máximo para a quantidade na mesa. Então se, por exemplo, sobraram 4, o maior lance será quatro. Sobraram 3? E assim sucessivamente.
@waka_tv Em parceria com a Across The Board, trago a vocês alguns vídeos para falar do divertido 5 Torres e, para iniciar, nada como o representante da marca iniciando a série e, a resenha já está no site. #cardgame #jogosdecartas #5torres #boardgames #dicasdejogos ♬ snowfall - Øneheart & reidenshi
Calculando sua pontuação
Ao fim do jogo é hora de fazermos as contas. Em cada torre, conte a quantidade de cartas nela e some 1 ponto. Caso alguma torre possua Topo, a pontuação é dobrada. Escolha entre suas Torres uma como principal (a preferência fica para a maior) para receber 1 ponto extra por carta nela.
Cada carta descartada por demolição, terá um peso negativo. A cada carta, some negativamente a quantidade dela no descarte, ou seja, se descartou 1 carta, terá -1. Se descartou 3 cartas, somara -1 com -2 e -3, afinal, foram 3 cartas no descarte e somam -6 no seu PV final.
Vamos supor que no final do game Seiya construiu 3 torres sendo uma amarela com 5 peças, uma rosa com 7 peças com topo e, a última, com 4 peças verde e marrom. Nesse processo ele descartou 4 cartas e escolheu a torre com 7 peças como principal.
A pontuação de Seiya foi 14 pontos na torre de 7 peças com topo; 5 pontos na torre de 5 peças, 4 pontos na torre de 4 peças e bônus de 7 pontos pela torre de sete peças ter sido escolhida como principal. Com 4 cartas no descarte, rendeu - 10 pontos (-1, -2, -3 e -4). Seiya tem, ao final do jogo, 20 pontos (30 pontos das torres construídas e -10 dos descartes).
Já Albedo, conseguiu construir uma torre rosa com 8 peças e topo, uma torre amarela de 5 peças e uma torre roxa com 4 peças e topo. Descartou apenas 2 peças e escolheu a rosa como principal.
Sua pontuação ficou 16 pontos na rosa, 5 pontos na amarela, 8 pontos na roxa e bônus de 8 pontos da principal. Com dois descartes, somou -3 e, assim, sua pontuação final foi 37 - 3 = 34 pontos.
Se fosse uma partida de dois jogadores, Albedo teria vencido Seiya por somar mais pontos. Matemágica simples de realizar, não é mesmo?
Vale a pena?
Não se deixe enganar, 5 Torres pode parecer simples após aprender as regras mas, o game é muito interessante e divertido de jogar. Seja apenas com aquele seu fiel amigo (a) ou Mozão, seja com os amigos reunidos naquele milagroso momento do "não pô, vamos combinar e marcar" finalmente acontecendo, o entretenimento está garantido.
Quando achar que o game tá ficando muito fácil, ou "automático", experimente jogar com as regras alternativas e veja um novo mundo surgir na sua empreiteira de castelos.
0 Comentários